Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange o Rio de Janeiro, Macário Judice Neto foi preso nesta terça-feira (16). A prisão ocorre por suspeitas de irregularidades envolvendo a condução do caso do ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Jóias.
Continua depois da publicidade
Macário é um dos alvos da segunda fase da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações sigilosas relacionadas à facções criminosas.
Na primeira fase, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), foi preso. Ele foi solto dias depois após deputados da Alerj votarem para revogar a prisão.
Quem é Macário Judice Neto, desembargador preso que relata o processo envolvendo TH Joias
Macário é o relator do processo que envolve o ex-deputado TH Jóias, preso por ligação direta com facções criminosas. Segundo as investigações, o magistrado teria atuado para favorecer um grupo criminoso.
Continua depois da publicidade
De acordo com a coluna Lauro Jardim, no O Globo, em 2023, ele foi reintegrado e promovido a desembargador após 17 anos afastado da magistratura. Desde 2005, o juiz enfrentava sucessivas decisões que o mantinham fora do cargo, relacionadas a acusações de venda de sentenças quando atuava na Justiça Federal do Espírito Santo.
Seu primeiro afastamento foi determinado pelo próprio TRF-2, em novembro de 2005, em uma ação penal que apurava sua suposta participação em um esquema ligado à máfia dos caça-níqueis. Em 2015, Macário acabou absolvido nesse caso, mas permaneceu afastado devido a um processo administrativo disciplinar (PAD) que tratava do mesmo tema.
O PAD, repleto de recursos e diversas disputas jurídicas, chegou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que decidiu, em novembro de 2022, que o prazo para julgamento havia sido extrapolado. Com isso, determinou a reintegração do magistrado. Mesmo assim, ainda havia outra decisão de afastamento por improbidade administrativa, proferida pelo TRF-2.
Continua depois da publicidade
De acordo com o site da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Macário foi nomeado desembargador federal em maio de 2023, com indicação formal enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele era o primeiro nome da lista de antiguidade e assumiu o cargo em solenidade no gabinete da Presidência do TRF-2.
Você vai querer sobre: O que significa “rage bait”, “parassocial” e “67”? Entenda os termos populares da Gen Z e Alpha.
*Sob supervisão de Pablo Brito

