Mohamad Abou Wadi é natural de Lages, na Serra Catarinense, mas morou no Líbano por seis anos. Ex-dentista, ele agora é dono de uma franquia educacional com faturamento de R$ 500 milhões. A próxima aposta é formar os futuros líderes do Brasil: uma escola de CEOs.
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Mohamad Abou Wadi, conhecido como Moha, largou o consultório odontológico e decidiu fundar um império educacional no início de 2000. A inspiração para a franquia chegou após Moha perceber a escassez de cursos de especialização em odontologia em Santa Catarina na época.
O empreendedor é filho de uma brasileira e um libanês, e foi morar na cidade de Kefraya, no Líbano, aos 3 anos, em 1983. Permaneceu no país por seis anos, até 1989. Neste período, o Líbano estava em conflito com Israel e a família chegou a ter o apartamento onde morava bombardeado.
Segundo Mohamad, o empreendedorismo sempre foi parte da rotina da família. No Líbano, com 8 anos, o jovem trabalhava com o avô na colheita de uvas em vinícolas da região. Depois, com o pai, o menino começou a viajar para Beirute para buscar móveis para a loja da família.
— Eu vi todas as cenas de guerra que você pode imaginar. Os caças sobrevoando minha casa, bombardeando vizinhos. Alguns, inclusive, morreram. Algumas vezes, no apartamento do meu tio, nós fomos bombardeados, e eu tive que descer para o bunker correndo — disse o empreendedor ao Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN).
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Retorno ao Brasil abriu portas
Quando voltou ao Brasil, aos 12 anos, Mohamad passou a vender sapatos e roupas com o pai. Anos depois, já adulto, se tornou sócio de uma casa sertaneja, produziu a Festa Nacional do Pinhão, em Lages, e criou o Entrevero do Moha, em 2006, que foi considerado o primeiro grande evento de música eletrônica na Serra Catarinense.
Entretanto, o pai do empresário queria que o filho se tornasse “doutor”. Anos depois, Mohamad decidiu seguir carreira na odontologia, mas percebeu que o setor oferecia poucas especializações na área. Foi assim que ele decidiu abrir a sua própria rede de ensino, negócio que hoje conta com mais de três mil colaboradores e um faturamento de R$ 500 milhões.
Na época, o empresário identificou uma lacuna no mercado da educação odontológica, onde muitos dentistas formados não conseguiam abrir consultórios e exercer a profissão. Com a experiência, Moha teve uma ideia que alavancou sua trajetória como empresário.
O primeiro passo do ex-dentista foi fundar o Instituto Orofacial das Américas (IOA), para investir na oferta de especializações na área de Odontologia. Atualmente, o IOA é reconhecido como um dos principais institutos de educação orofacial das Américas e conta com mais de 41 unidades em todo o país.
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Após o sucesso do instituto, o empresário fundou um dos principais grupos de educação odontológica e médica do País, o Kefraya, ao lado do sócio, Chaim Zaher. Como líder do Grupo Kefraya, uma holding composta por seis empresas da área de educação odontomédica e estética, Mohamad lidera a Rede IOA, Lapidare, ITC, FaceU, Jovié e MyDoctor.
Atualmente, o grupo Kefraya conta com 73 unidades, sendo 31 próprias e o restante, franquias, e está presente em 16 estados.
Escola de CEOs
O empresário também é conhecido por fundar uma instituição voltada para a formação de empresários e executivos, uma “escola de CEOs”. Inaugurada em 2023, em Itajaí, a PIB Education conta com cerca de 200 alunos que participam de cursos de graduação e MBA voltados à gestão e liderança.
Em 2026, Mohamad e o sócio Theo Braga, filho de João Kepler, da Bossa Nova, pretendem expandir ainda mais a marca, com uma nova unidade em São Paulo. Próxima ao Shopping Vila Olímpia, a escola será aberta no ano que vem, com uma turma de 50 alunos e mensalidades em torno de R$ 10 mil.
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O programa deve incluir aulas técnicas, imersões internacionais e mentorias corporativas, com interação e aulas magnas de executivos e donos de grandes empresas. A escola também criou o Prêmio Líderes do Tempo, que deve presentear o ganhador com um relógio da Rolex e um cargo de gestão em uma das empresas do grupo.






