Se no Polo Norte o Papai Noel usa um trenó puxado por renas, em Palhoça o veículo escolhido é um ônibus. Quem embarca nas linhas da Jotur de manhã poderá encontrar André Fernandes, de 46 anos, motorista que se veste de bom velhinho na época do Natal.

Continua depois da publicidade

Este é o segundo ano do motorista vestido de Papai Noel na Jotur, mas ele usa o traje natalino no trabalho desde a pandemia, quando trabalhava em outra empresa.

— É sempre um prazer trazer um pouco de alegria e paz para meus familiares, amigos e clientes — contou ao Bom Dia Santa Catarina.

Além de cumprimentar os passageiros com um sorriso no rosto, André distribui balas às crianças. O doce é guardado junto com o dinheiro do troco do ônibus:

— Gosto de tratar bem as pessoas, trazer alegria. Não tem coisa melhor no mundo do que ver o sorriso de uma criança, o brilho no olhar de um pai e de uma mãe que entram comigo e podem fazer uma viagem mais contente.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Papai Noel

Passageiros esboçam diferentes reações

Segundo André, a reação dos passageiros varia, mas quase sempre vem acompanhada de surpresa e alegria.

— É uma surpresa, porque é diferente, né? Os pais, às vezes, ficam mais contentes que as próprias crianças — relata André, que costuma ouvir risadas e até pedidos de foto durante o percurso.

Calor não desanima

Nos dias em que decide sair caracterizado, André se veste por volta das 6h ainda na garagem da empresa de ônibus, e segue assim até por volta das 14h, quando encerra o turno.

Para ele, o calor do traje não pesa diante do retorno que recebe.

— É gratificante. Fazer o que a gente ama é gratificante. Um prazer imenso — resume.

Ônibus natalino

Durante a semana, André dirige linhas 0367 – Areias/Florianópolis e 0352 – Guarda/Florianópolis. Neste ano, ele dirige também o ônibus natalino da Jotur, enfeitado com luzes natalinas, cujas linhas variam todos os dias.

Continua depois da publicidade

A ideia do ônibus natalino foi retomada em 2023 pela empresa após uma pausa. Nos anos 2000, o ônibus fazia sucesso percorrendo os bairros de Palhoça.

— Todos os anos, nesta época de preparativos para o Natal, passageiros já começam a perguntar se teremos o ônibus iluminado. Já faz parte do imaginário coletivo da cidade — destaca o gestor da Jotur, Ivo Ramos da Cruz.

*Colaborou Cristiano Gomes, da NSC TV.