O joinvilense Rubens Schulz foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) nesta quarta-feira (3). O desembargador, que obteve 54 votos e venceu a chapa de Maria do Rocio Luz Santa Ritta, vai atuar no biênio 2026-2028.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

Quem é Rubens Schulz

Rubens Schulz nasceu em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. Ele já atou em diversas regiões do Estado, seja como juiz (civil e eleitoral), desembargador e até mesmo na função de corregedor-geral do Foro Extrajudicial do TJSC.

O joinvilense ingressou na magistratura catarinense em 1º de abril de 1992, atuando na comarca de Florianópolis como juiz substituto. Dois anos depois, em 16 de maio de 1994, foi promovido ao cargo de juiz de direito.

Nesse cargo, atuou nas comarcas de Mafra, São José do Cedro, Xanxerê, Chapecó e Blumenau, onde chegou a dirigir o foro e responder pela 3ª Vara Cível.

No ano de 2013, passou a exercer a função de juiz de segundo grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, se tornando o 30º juiz de direito de segundo grau da comarca da Capital, com lotação na Câmara Especial Regional de Chapecó. Já como desembargador, tomou posse em 10 de março de 2017.

Continua depois da publicidade

Em 2020, Rubens Schulz foi um dos cinco desembargadores que integraram o tribunal especial de julgamento que deliberou sobre o pedido de impeachment contra o governador e vice-governadora da época — Carlos Moisés da Silva e Daniela Reinehr.

Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Agora, o dia 3 de dezembro de 2025 marca uma nova etapa na carreira de Rubens Schulz. Com 54 votos contra 48, sua chapa venceu a de Maria do Rocio Luz Santa Ritta e o consagrou presidente do TJSC.

O desembargador vai assumir o cargo em 2026 e segue na cadeira até 2028.