Natural de Laguna, no Sul de Santa Catarina, Gustavo Viana Lemos morreu durante a guerra na Ucrânia. O homem de 31 anos viajou neste ano ao Leste europeu e atuava como voluntário do exército ucraniano no conflito com a Rússia. A morte foi confirmada pela família nesta terça-feira (22), através das redes sociais. 

Continua depois da publicidade

O lagunense já havia passado pela Marinha do Brasil e se inscreveu para ser voluntário na guerra ainda em 2024. No entanto, ele foi aceito apenas em 2025. De acordo com amigos e familiares, ele tinha o sonho de atuar nestas operações militares. 

Gustavo não mantinha contato com os parentes e amigos desde o mês de junho. A morte foi informada por companheiros de missão do catarinense na Ucrânia. O corpo deve ser cremado no país europeu.

Morador da Vila Vitória, em Laguna, o voluntário compartilhava momentos das missões nas redes sociais. A última postagem dele em seu perfil oficial foi feita no dia 6 de abril. Na publicação, familiares e amigos lamentaram a morte. 

“Triste demais, meu parceiro. Espero que Jesus console o coração da sua família, e entendam o quanto você tinha o desejo de estar neste lugar. Infelizmente não estamos preparados para isso. Jamais será esquecido”, comentou um amigo de Gustavo. 

Continua depois da publicidade

Leia mais

Motorista do ônibus que tombou em SC diz ter perdido o controle pela falta de visibilidade

Debilitado, cão é resgatado após 11 dias preso em encosta de 40 metros no Sul de SC

“Experiência profunda”, diz cardeal de SC que participou do Conclave que elegeu o papa