Durante uma escalada no El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite dos Estados Unidos, um influencer caiu e morreu enquanto tentava recuperar equipamentos presos na rocha. O influencer era o alpinista Balin Miller, de 23 anos. A morte foi confirmada pela mãe de Miler, na quinta-feira (2).
Continua depois da publicidade
O Serviço Nacional de Parques confirmou que equipes de emergência foram acionadas imediatamente, mas Miller não resistiu aos ferimentos.
A mãe do influencer, Jeanine Girard-Moorman, lamentou em uma mensagem no Facebook: “Meu coração está partido em um milhão de pedaços. Ele amava escalar e nunca se tratava de dinheiro e fama.”
Quem era Balin Miller
Natural do Alasca, Balin Miller era conhecido no meio da escalada por feitos extremos. Em junho, ganhou destaque ao completar em apenas 56 horas a brutal rota Slovak Direct (um desafio reconhecido internacionalmente), no Monte McKinley.
Continua depois da publicidade
Miler também acumulava expedições na Patagônia e nas Montanhas Rochosas canadenses, incluindo a escalada de sete dias da lendária parede de gelo Reality Bath, que não era tocada havia 37 anos.
Amigos e colegas destacam sua intensidade.
— Provavelmente um dos últimos seis meses de escalada mais impressionantes que consigo lembrar — afirmou o alpinista Clint Helander ao Anchorage Daily News.
Nas redes sociais, seguidores e fãs prestaram homenagens ao jovem, apelidado de “cara da tenda laranja” pelo acampamento colorido que usava em expedições. “Assisti à sua jornada até o topo de El Capitan. É muito injusto”, escreveu uma espectadora que acompanhava a transmissão ao vivo.
Continua depois da publicidade
Apesar da pouca idade, Miller havia se consolidado como uma das promessas da escalada mundial.
— Ele dizia que se sentia mais vivo quando estava escalando — contou o irmão, Dylan.
*Sob supervisão de Pablo Brito
Continue lendo por aqui: Quem é a atriz criada por IA que está causando protestos em Hollywood e atriz de Malhação internada faz alerta: “Cuidado com carnes cruas”.






