Após receber mais de 1,5 milhão de foliões em 2025, Florianópolis se prepara para novos eventos nas arenas no Carnaval de Rua em 2026, com megaestrutura, atrações nacionais e blocos locais. A expectativa da organização é promover o maior Carnaval de Rua já realizado na capital catarinense e, para isso, a programação conta com artistas como Ferrugem, Jammil e Gloria Groove. A organização segue com a empresa Hit Makers, hub de negócios do Grupo 4ZERO4, que venceu no ano passado o edital de licitação da prefeitura de Florianópolis para três anos: 2025, 2026 e 2027.

Continua depois da publicidade

A empresa é a responsável por realizar investimentos em infraestrutura, incluindo a estruturação de nove arenas descentralizadas, trio elétricos, disponibilização de banheiros, bares, além de promover a segurança da população durante a folia. Segundo Fernando Ligório, fundador e CEO do Grupo 4ZERO4, os municípios brasileiros, incluindo Florianópolis, passaram a enxergar a festa como um ativo cultural e econômico.

— O Carnaval fortalece Florianópolis no longo prazo como uma cidade criativa, diversa e culturalmente relevante, o que impacta diretamente o turismo e a forma como o destino é percebido no Brasil e fora dele. Vale destacar que o Carnaval de Florianópolis é hoje reconhecido como um dos mais seguros do país, fator que contribui ainda mais para a reputação positiva da cidade — destaca.

O Carnaval movimenta o município como um todo, não apenas no aspecto cultural, mas também econômico e social. A economia gira em um ciclo virtuoso, que conecta cultura, desenvolvimento econômico e valorização da cidade como um todo, pois estão envolvidos na folia artistas, produtores, técnicos e trabalhadores locais, incluindo fornecedores, ambulantes e colaboradores de setores beneficiados, como comércio, hotelaria, gastronomia, transporte e outros serviços, que dependem do fluxo gerado pela festa em Florianópolis.

A organização do Carnaval de Rua de Florianópolis requer uma operação de grande escala compatível com as maiores celebrações do Brasil, o que mobiliza diretamente cerca de 4 mil profissionais, incluindo equipes de produção, técnica e montagem, segurança, artistas, comunicação, além das equipes de limpeza e apoio operacional.

Continua depois da publicidade

— É uma engrenagem complexa, que funciona de forma integrada para garantir que a festa aconteça com qualidade, segurança e organização — aponta Ligório.

Conheça a trajetória de quem faz o Carnaval de Rua de Floripa

Promovendo a conexão à cultura, à música e à ocupação do espaço público, o Grupo 4ZERO4 atua em eventos de grande porte e manifestações populares há mais de uma década, tendo o Carnaval como parte dessa trajetória desde o início. O Grupo 4ZERO4 hoje reúne empresas como VOE, Hit Makers, SEA e Imagineers, conduzindo projetos culturais e de entretenimento de grande escala em todo o país.

Mas Ligório conta que sua experiência com o Carnaval teve início ainda antes, quando em 2010, ainda universitário, fundou com amigos sua primeira empresa, a VOE. As atenções naquele momento estavam voltadas à cultura jovem, à música e aos grandes movimentos populares, com presença marcada do Carnaval como fonte de criação, aprendizado e entrega, principalmente em Florianópolis. A atuação evoluiu junto com o grupo, que passou de projetos menores e ações universitárias para operações cada vez mais complexas, envolvendo grandes públicos, marcas, artistas e uma articulação profunda com o poder público.

— Chegar até aqui é resultado de mais de uma década de atuação contínua, aprendendo com a rua, com as pessoas e com a cidade. E olhando sempre para o Carnaval não só como festa, mas como um poderoso motor cultural, social e econômico — ressalta o CEO.

Continua depois da publicidade

Planejamento para o Carnaval de rua em 2026

O planejamento de 2026 começou antecipadamente há alguns meses, em contraste com o período de organização desafiador de 2025, que foi de apenas 10 dias, após a empresa vencer o edital. A organização busca garantir a estrutura necessária para atender às expectativas do público, além de equilibrar tradição cultural, conforto e segurança, respeitando a essência do Carnaval de Florianópolis.

Foto: Divulgação

A antecipação do planejamento é fundamental para garantir alinhamento, eficiência operacional e uma experiência melhor para o público, pois permite aprofundar o diálogo com a prefeitura, os órgãos de segurança, os blocos e a comunidade local, na opinião do CEO.

— A logística de um Carnaval desse porte envolve desde a curadoria artística até a implantação da infraestrutura física como arenas, banheiros e acessos, passando pela coordenação com a segurança pública, os serviços ao público e a mobilidade urbana. Tudo é pensado de forma integrada — afirma Ligório.

Carnaval de rua mantendo a identidade da capital catarinense

Com a folia daqui a poucas semanas, surge o questionamento: Como equilibrar tradição, inovação e inclusão na programação? Para a organização, é essencial aproximar o Carnaval de moradores e turistas de diferentes regiões, mas sem perder a essência que faz do Carnaval de Florianópolis uma celebração única.

Continua depois da publicidade

Foto: Divulgação

A presença de blocos tradicionais com ocupação do espaço público, diversidade de ritmos e a valorização das manifestações culturais locais são pontos essenciais para a preservação da identidade, afirma o fundador e CEO do Grupo 4ZERO4. Por isso, nomes de artistas locais como Diana Dias e Em Cima da Hora já estão confirmados entre os destaques do Carnaval.

— Florianópolis tem uma relação histórica muito forte com as festas de rua, seja nas celebrações do Campeche, de Santo Antônio de Lisboa ou em blocos emblemáticos como o Bloco dos Sujos, no Centro. Nosso papel é fortalecer essas manifestações, oferecendo mais estrutura, segurança e organização, sem perder a espontaneidade e a energia que fazem parte da essência da festa.

O Carnaval de Rua de Floripa deve respeitar o equilíbrio entre a tradição local e a essência da festa popular, mas incorporar soluções inovadoras que ampliam o acesso, a organização e a experiência do público, seja meio de arenas distribuídas pela cidade, palcos com diversidade musical, trios elétricos ou experiências pensadas para diferentes perfis de público. Nesse contexto, o papel da organização tem sido auxiliar o município a potencializar o Carnaval de Rua, valorizando seus espaços, sua diversidade e sua capacidade de receber grandes públicos, com expectativas positivas para a folia de 2026.

A empresa criada em SC realiza experiências de marca, eventos e campanhas por todo o país.

Programação do Carnaval de Rua de Florianópolis – Centro da Cidade

  • Sexta – 13/02
    Ferrugem
    Em Cima da Hora

Continua depois da publicidade

  • Sábado – 14/02
    Jammil
    Diana Dias
  • Domingo 15/02
    MC Pedrinho
    MC Davi
  • Segunda – 16/02
    Glória Groove

Acompanhe a agenda nas redes sociais do Grupo 4ZERO4