nsc
    hora_de_sc

    História

    Saiba quem inventou o rock e a história por trás do estilo musical

    No Brasil, 13 de julho é considerado o Dia do Rock

    09/07/2020 - 11h27 - Atualizada em: 13/07/2020 - 09h08

    Compartilhe

    Marina
    Por Marina Martini Lopes
    O rock surgiu já no final dos outros 1940; a partir da combinação de estilos como country, blues, R&B, gospel e folk
    O rock surgiu já no final dos outros 1940; a partir da combinação de estilos como country, blues, R&B, gospel e folk
    (Foto: )

    Quem inventou o rock? O estilo musical, um dos mais populares e diversos da história da música, já tem umas boas sete décadas de trajetória - celebradas anualmente, no Brasil, em 13 de julho, considerado por aqui como o Dia do Rock. Muitos foram os artistas e bandas que contribuíram para a história do gênero musical; alguns mais, outros menos famosos. Por isso, é difícil cravar apenas um nome como "culpado" pela criação do rock.

    > Dia Mundial do Rock: entenda a data comemorada no 13 de julho

    Há historiadores que apontam que o rock "surgiu" em 1954, quando Elvis Presley gravou a música That's Alright Mamma no Sun Studios, em Memphis, nos Estados Unidos - mas sabemos que isso é só uma pequena parte da história. 

    A relevância de Elvis Presley na divulgação e popularização do rock'n'roll (como o estilo foi chamado especialmente nos anos 1940 e 1950) é inegável; mas ele foi definitivamente privilegiado pelos estúdios e gravadoras, já que era um rapaz jovem, bonito, carismático, que chamava atenção das garotas. E era branco; o que o fazia muito mais facilmente aceito pelos norte-americanos dos anos 1950.

    Há historiadores que apontam que o rock "surgiu" em 1954, quando Elvis Presley gravou a música "That's Alright Mamma"
    Há historiadores que apontam que o rock "surgiu" em 1954, quando Elvis Presley gravou a música "That's Alright Mamma"
    (Foto: )

    Mistura de estilos resultou no rock'n'roll

    Mas o rock surgiu já no final dos outros 1940; a partir da combinação de estilos como country, blues, R&B, gospel e folk. Piano e saxofone eram muito usados em composições nos primórdios do rock'n'roll; mas foram substituídos depois da invenção do instrumento que se tornaria a marca registrada do gênero: a guitarra elétrica. O próprio termo "rock'n'roll" é anterior a Elvis: já era usado desde a década de 1940 como sinônimo de "dançar" - e também de "transar".

    Antes de Elvis Presley, outros artistas já tocavam o chamado rock'n'roll: eram pioneiros como Little Richard, Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Bill Halley - dessa lista, apenas Halley era branco. O próprio Elvis sabia disso, e declarou mais de uma vez: "O que eu faço não é nada novo: os negros cantam e dançam dessa forma há muito tempo".

    > Brasileiros lideram listas de nomes que irão acompanhar futura missão da NASA a Marte

    Mulher negra é conhecida como pioneira no rock

    Outra pioneira, inclusive, foi uma mulher negra: Sister Rosetta Tharpe, que chegou a fazer uma turnê com a The Jordanaires, antes de a banda passar a trabalhar com Elvis Presley. Little Richard, ainda na adolescência, chegou a abrir shows da artista; e, anos mais tarde, ninguém menos que Johnny Cash citou Tharpe como uma de suas heroínas. Em 2018, ela foi reconhecida com uma homenagem do Hall da Fama do Rock.

    Em 2018, Sister Rosetta Tharpe foi reconhecida com uma homenagem do Hall da Fama do Rock
    Em 2018, Sister Rosetta Tharpe foi reconhecida com uma homenagem do Hall da Fama do Rock
    (Foto: )

    Popularização do rock

    Cada um desses pioneiros adicionou um toque, uma novidade, uma revolução no jeito de fazer rock'n'roll, configurando aos poucos a sonoridade e o estilo que, com o tempo, consagrariam o gênero. A primeira música considerada rock a chegar ao topo das paradas da Billboard foi Blue Suede Shoes, de Carl Perkins, em 1956.

    Escute "Blue Suede Shoes", considerado o primeiro rock'n'roll

    Beatles e Rolling Stones: a vez do rock britânico

    Mesmo com o sucesso, muita gente, é claro, pensava que o estilo podia ser só uma moda passageira; mas os anos 1960 pegaram os Estados Unidos e o mundo de surpresa com duas bandas que saíram do Reino Unido para se tornar verdadeiras entidades do rock: os Beatles e os Rolling Stones. A mesma década presenciou também o surgimento de lendas como Bob Dylan, Jimi Hendrix e Jim Morrison.

    > Conheça 10 roteiros para conhecer em Santa Catarina

    Estilos de rock ao longo das décadas

    Além do blues rock já puxado pelos Stones e o folk rock inaugurado por artistas como Dylan, o rock, tal qual uma verdadeira divindade da música, ganhou inúmeras facetas nas décadas seguintes: o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock dos anos 1970; o punk hardcore, o rock alternativo e a new wave dos anos 1980; o grunge, o britpop, o indie rock dos anos 1990; o nu metal e o emo dos anos 2000 - e sabe-se lá quantos subgêneros que ainda vão surgir nos próximos anos.

    Não dá para dizer que o rock teve uma paternidade ou maternidade única: ele é uma invenção coletiva, fruto da contribuição de dezenas de gênios (a grande maioria deles, é claro, ficou de fora desse resumo: seria impossível citar todos) ao longo dos anos, em constante evolução e transformação. Como as melhores formas de arte costumam ser.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas