Quantas vezes você parou para assistir a um último capítulo de novela? E quantas vezes, sentiu que muita gente fez isso também? Algumas novelas conseguem a façanha de fazer com que grande parte do país volte todas as atenções para ver os desfechos de uma trama que se acompanhou durante meses.
Continua depois da publicidade
Em 2012, o Jornal Nacional mostrou ao vivo a Avenida Paulista, em São Paulo, com um trânsito calmo e tranquilo para uma noite de sexta-feira. Mostrou também a Avenida Atlântica em Copacabana quase deserta. O motivo era que todo mundo tinha corrido para casa para ver o último capítulo de Avenida Brasil.
João Emanuel Carneiro também deixou um mistério para o final, com o público descobrindo que tinha sido Carminha (Adriana Esteves) que tinha matado Max (Marcello Novaes) só no último capítulo. Nesta sexta-feira (17), muita gente vai se reunir em frente a TV novamente para descobrir quem matou Odete Roitman (Debora Bloch) no remake de Vale Tudo.
O Brasil volta a fazer isso depois de 37 anos, em que o último capítulo da versão original marcou 86 pontos de audiência com quase 100% dos televisores ligados na Globo. Estas não foras as únicas vezes que um último capítulo de novela causou comoção no país.
Continua depois da publicidade
Em 1995, o público queria descobrir quem era o assassino de A Próxima Vítima e por qual motivo ele matava. Em 2003, quem matou Lineu Vasconcellos em Celebridade foi mais uma revelação para galeria de assassinatos que Gilberto Braga escreveu.
Nem sempre um último capítulo de novela para o Brasil pela revelação de um assassinato. Manoel Carlos conseguiu bons índices em 1998, com Eduarda (Gabriela Duarte) descobrindo que Helena (Regina Duarte) trocou os bebês na maternidade em Por Amor.
Em 2001, o autor também fez os telespectadores ficarem de olho no final de Laços de Família para saber se Camila (Carolina Dieckmmann) ia sobreviver. Aguinaldo Silva também colocou Nazaré (Renata Sorrah) na ponta de um precipício com o neto no colo no último capítulo de Senhora do Destino (2004).
Continua depois da publicidade
E em América (2005) a dúvida era se Júnior (Bruno Gagliasso) ia ou não dar o primeiro beijo gay das novelas brasileiras. Ele só veio em janeiro de 2014, com o final do vilão Félix (Mateus Solano) em Amor à Vida.
Confira imagens do último capítulo da novela Vale Tudo
Quem matou Odete Roitman? O mistério que parou o Brasil em 1988 e desafia a TV em 2025














