Mais de três mil startups e 100 fundos de investimento marcarão presença no Startup Summit 2023, que ocorre em Florianópolis entre os dias 23 e 25 de agosto. Realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a 6ª edição garantirá aos mais de 10 mil participantes contato com referências nacionais e internacionais nas áreas de empreendedorismo e inovação, além de uma imersão a conteúdos qualificados, divididos em 21 trilhas. 

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— O Startup Summit oferece uma vitrine para as startups locais, permitindo que elas apresentem seus produtos, serviços e soluções inovadoras para um público amplo e diversificado — diz Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina. Com o programa 1k+, por exemplo, 876 startups selecionadas de todo o Brasil participarão do evento de forma gratuita. “As startups recebem visibilidade, networking, capacitação e oportunidades de captação de investimentos, além do desenvolvimento de negócios de sucesso”, diz. 

As conexões poderão ocorrer na feira de negócios e também no app oficial do Startup Summit, pelo Investor & Corp Book. Diante da diversidade de fundos e possibilidades de networking, é fundamental que as startups saibam quais contatos buscar. Por isso, o NSC Total listou 4 fundos que estarão no evento, apontando o que os investidores buscam e como sua empresa pode se diferenciar da corrida pelos recursos. Confira:  

Sobre a Bossanova: A Bossanova Investimentos alcançou o topo do ranking de venture capital na América Latina em número de aportes realizados. Fundada em 2015 pelos empreendedores Pierre Schurmann e João Kepler, a Bossanova foi criada com a missão de promover acesso e investimento a negócios inovadores que visam transformar a sociedade, com foco em uma das maiores dores de startups early stage: a captação de recursos.  

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O que busca: Bossanova Investimentos busca bons negócios em early stage e investe principalmente em startups B2B e B2B2C, em estágio pré-seed e seed, que tenham modelos de negócio digitais e escaláveis. 

Como se diferenciar: Alguns cuidados são importantes para que startups fiquem em evidência na busca por investimento. A diretora de Marketing, Produto e Relações com Investidores e Startups da Bossanova, Lilian Natal, diz que “conforme identificamos no desenvolvimento do nosso relatório ‘Perspectivas do Venture Capital no Brasil’, os investidores estão mais exigentes e as startups que se preocupam com a governança e a sustentabilidade da operação ganham mais destaque”. 

Sobre a Nexpon: é o fundo de investimentos da NSC, empresa de mídia com quase 45 anos de mercado, afiliada da Globo em Santa Catarina e integrante do Grupo NC. O M4E é o principal modelo utilizado, porém, também disponibiliza alternativas, como joint ventures e venture building. Aposta no know-how e autoridade da mídia como um meio para favorecer o crescimento das investidas e outros recursos não financeiros de comunicação e marketing como um diferencial. Possui seis investidas no seu portfólio, com a meta de chegar a 12 até o final do ano. Entre as empresas investidas estão BuscaOnibus, NonnoClickSuper e Lupii

O que busca: a Nexpon está sediada em Florianópolis, mas pode aportar em startups de qualquer região do Brasil, que tenham interesse no mercado catarinense. É fundamental ser uma startup B2C e pronta para escalar. 

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Como se diferenciar: a startup deve ter números e evidências (presença digital, capilaridade do serviço/produto) que comprovem sua relevância e potencial. 

Sobre a Questum: Questum M&A e Investimentos em Startups é especializada em apoiar empreendedores na jornada de fusões e aquisições (M&A), atuando desde a elaboração da estratégia até a estruturação das operações para realizar melhores transações. Já assessorou operações de startups como PagueVeloz (vendida para Serasa Experian), Lett (para Neogrid), Ipê Digital, Effecti e Mercos (para Nuvini),  Mercadapp (para Linx),  Zipper e Becon (para CRM&BONUS). 

O que busca: A empresa investe do Seed ao Series A em startups com modelos de negócios B2B, com foco em software como serviço (SaaS), serviços sustentados por tecnologia (tech enabled services) e inteligência artificial. 

Como se diferenciar: Eventos como o Startup Summit trazem para startups do ecossistema novas oportunidades e muitas conexões. “Este é um momento para trocar, aprender, buscar oportunidades e voltar para casa com uma visão ainda mais madura do futuro do negócio”, comenta Assunção. 

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Sobre a Invisto: Invisto é o maior círculo de investimentos em Venture Capital no sul do Brasil, sendo uma das pioneiras na realização de investimento em empresas de tecnologia na região sul. Mais de 20 anos de experiência da Invisto em gestão de fundos de Venture Capital, empreendendo e investindo em mais de 50 novos negócios, gerando mais de R$1 bilhão nesses ativos. São 4 fundos constituídos com 175M de AUM e 3 exists de sucesso executados nos últimos 18 meses.  As operações compreendem o investimento em scale-ups para posterior venda de parte ou de todo capital social das companhias investidas, através de operações de fusão e aquisição ou rodadas subsequentes de outros fundos de venture capital, growth e private equity, tendo a oportunidade de participar e agregar valor, em momentos diferentes, no investimento e no exit.   

O que busca: Invisto é patrocinadora oficial do evento há 3 anos. O Startup Summit é o maior evento de empreendedorismo e inovação do Brasil e marca o encerramento do maior programa de startups do Brasil que é o Startup SC. A Invisto acredita no potencial dos empreendedores do sul do Brasil e vê no evento uma forma de estar perto desta turma, ainda que em seus estágios iniciais. Neste ano, queremos aproximar ainda mais nosso ecossistema dos fundos de VC, com a iniciativa do Meet The Funds, onde os fundos farão seus pitchs para as startups e contarão suas teses de investimento. 

Como se diferenciar:  Acreditamos que a principal dica é participar do ecossistema e estar presente nesses eventos de forma estratégica para criar uma boa rede de parceiros e assim aumentar as possibilidades de conhecer investidores, além disso saber que o valuation não é o fator decisor, é preciso pensar fora da caixa e trazer um pitch inteligente, despertando o interesse para uma conversa mais aprofundada! 

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