O Hamas libertou nesta segunda-feira (13) 20 reféns vivos que eram mantidos pelo grupo terrorista na Faixa de Gaza há mais de dois anos. A libertação dos reféns é parte do acordo de cessar-fogo fechado entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

Em troca, Israel prometeu soltar quase 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 que cumpriam penas de prisão perpétua. O Hamas tinha até as 6h desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, para concluir a libertação. O grupo afirmou que devolveria as 20 vítimas ainda vivas, mas pediu mais tempo para localizar todos os corpos dos reféns mortos.

Entre os 20 reféns libertados nesta segunda-feira estão militares israelenses, produtor, segurança e participantes do Festival Nova. Israel também acredita que 28 reféns morreram nas mãos do Hamas. Dois deles, no entanto, tem a situação oficialmente desconhecida.

Veja as fotos

Veja quem são os reféns libertados pelo Hamas nesta segunda-feira

  1. Matan Angrest, 22 anos
  2. Gali Berman, 28 anos
  3. Ziv Berman, 28 anos
  4. Elkana Bohbot, 36 anos
  5. Rom Braslavski, 21 anos
  6. Nimrod Cohen, 21 anos
  7. David Cunio, 35 anos
  8. Ariel Cunio, 28 anos
  9. Evyatar David, 24 anos
  10. Guy Gilboa Dalal, 24 anos
  11. Maxim Herkin, 37 anos
  12. Eitan Horn, 39 anos
  13. Segev Kalfon, 27 anos
  14. Bar Kuperstein, 23 anos
  15. Omri Miran, 48 anos
  16. Eitan Mor, 25 anos
  17. Yosef Haim Ohana, 25 anos
  18. Alon Ohel, 24 anos
  19. Avinatan Or, 32 anos
  20. Matan Zangauker, 25 anos

Continua depois da publicidade

Reféns israelenses foram libertados nesta segunda-feira

Os 20 reféns israelenses vivos que ainda estavam sob poder do grupo terrorista Hamas foram libertados após mais de dois anos de cativeiro na madrugada desta segunda-feira (13).  A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e o Hamas.

O grupo foi sequestrado pelo Hamas durante os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023. Segundo Israel, o grupo ainda mantinha 48 vítimas na Faixa de Gaza, das quais 28 estão mortas. Os demais sequestrados foram libertados em outros dois acordos de cessar-fogo ou resgatados por militares israelenses.

Os primeiros sete reféns foram entregues à Cruz Vermelha e, depois, às Forças de Defesa de Israel, para deixarem a Faixa de Gaza por volta das 2h desta segunda-feira, O grupo deve passar por exames médicos.

O conflito na região começou em outubro de 2023. Desde lá, mais de 60 mil palestinos foram mortos na Faixa de Gaza e outros 251 israelenses foram sequestrados pelo Hamas, segundo dados do grupo e de Israel.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Reféns israelenses são libertados pelo Hamas após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Hamas declara fim da guerra com Israel: “Cessar-fogo permanente”