O deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), se manifestou após ser flagrado durante uma briga nesta quarta-feira (19). Conforme o parlamentar, o outro envolvido “tocou o carro” em cima dele e de uma amiga. Freitas classificou o caso como “racismo, humilhação e injúria”. O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

— Infelizmente, o motivo foi o mesmo que fez eu brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão. Eu não aprendi a abaixar a cabeça. Não me orgulho de estar brigando na rua, jamais — declarou.

Como iniciou briga, segundo deputado

Em uma publicação nas redes sociais, Renato Freitas detalhou como teria começado a briga no Centro de Curitiba na manhã desta quarta-feira (19). O deputado contou que estava andando por uma rua com uma amiga, que também é negra, quando um homem “tocou o carro” em cima deles.

— E daí eu só olhei, nem gesticulei, nem falei, só olhei. Atravessei a rua, olhei pelo vidro, ele já abaixou o vidro [falando]: “tá olhando o quê, cara?”. Daí já começou a me xingar. Saiu do carro e veio para brigar — diz.

Freitas relata que percebeu que algumas pessoas estavam filmando e acredita que o homem estava em busca de “views”, ou seja, engajamento nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

— Eu não imaginaria que ele ia começar uma agressão. E eu também não comecei, justamente porque ele estava filmando e é o que ele queria. Mas ele filmando começou a agressão. Veio, bateu comigo de corpo, de peito a peito, tentou me dar um soco e daí a briga começou. Dei uns chutes nele, ele me deu um soco, esse que quebrou meu nariz, eu caí, levantei, fui até ele e continuei brigando até imobilizar ele — disse.

Briga polêmica

Nos vídeos compartilhados na internet, é possível ver o deputado, vestido com uma camiseta amarela, e outro homem se agredindo fisicamente.

O deputado incita a briga no início do vídeo, falando ao homem de camiseta preta: “vamos, bonitão.” Em certo momento, o parlamentar é atingido com um soco no rosto e cai no chão, mas logo levanta e os dois continuam as agressões.

Ao NSC Total , a equipe do deputado estadual Renato Freitas (PT) afirmou que o parlamentar passou por atendimento médico e realizou alguns exames.

Continua depois da publicidade

Confira relato completo de Renato Freitas

Quebra de decoro

Em nota, a Assembleia Legislativa do Paraná confirmou que recebeu, até o momento, quatro representações por quebra de decoro contra o deputado Renato Freitas.

“Os processos serão encaminhados ao Conselho de Ética, a instância competente para avaliar a responsabilidade e julgar a conduta do deputado”, afirmou a assembleia.

Confira o momento da briga