O episódio de Racismo vivenciado pelo brasileiro e atacante do Real Madrid, Vinicius Jr, neste domingo (21), repercutiu e gerou revolta nas redes sociais. O jogador também se manifestou, reafirmando que não foi o primeiro caso de discriminação que sofreu durante esses dois anos no país e ainda denuncia o descaso da Liga espanhola (La Liga), responsável pela organização do campeonato, pelos ocorridos.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O caso em questão ocorreu em uma partida do Real Madrid contra o Valencia, no qual torcedores da equipe rival emitiram insultos racistas ao jogador.
Real Madrid x Atlético de Madrid – 26/01/23
Em janeiro de 2023, um poucos antes da partida entre Real Madri X Atlético de Madrid, torcedores do Atlético de Madri penduraram um boneco enforcado em uma ponte na cidade de Madri. A LaLiga apresentou uma queixa ao Tribunal de Instrução de Madri. O processo segue em andamento para identificar responsáveis.
Osasuna x Real Madrid – 18/02/23
Poucas semana após o primeiro caso do ano, o brasileiro foi novamente alvo de falas racistas vindo de torcedores, no estádio El Sadar, em Pamplona. O ocorrido foi investigado, mas o autor das falas discriminatórias ainda não foi localizado.
Continua depois da publicidade
Betis x Real Madrid – 05/03/23
Insultos como “macaco” foram proferidos novamente para Vini Jr em uma partida na Espanha contra o Real Bétis, em Sevilha. O caso foi levado aos tribunais da cidade, sem identificação dos autores.
Barcelona x Real Madrid – 19/03/23
Dessa vez em um clássico do futebol mundial, palavras ofensivas como “macaco” e “morra” foram ouvidas da arquibancada. O caso foi denunciado nos tribunais de instrução de Barcelona e a LaLiga tratou a situação como “comportamento racista intolerável”.
Girona x Real Madrid – 25/04/23
Após marcar um dos gols que levou o Real Madrid a conseguir a vitória contra o Girona, o jogador ouviu gritos da torcida com a expressão “mono” que, em espanhol, significa macaco. Nem o mandante, nem o Real Madrid ou a LaLiga se manifestaram sobre o caso.
Leia também:
Encceja 2023: inscrições começam nesta segunda-feira
UTIs cheias em SC: Jorginho chama reunião para definir estratégia de abertura de leitos
Quatro mortes marcam fim de semana violento na BR-470 em Blumenau e região