O Real Madrid divulgou nesta quinta-feira (19) uma nota oficial, onde informa que encaminhou à Uefa todas as provas disponíveis sobre o caso de racismo denunciado por Vini Jr. na terça-feira (17). O atacante do Madrid acusa um atleta do Benfica, de Portugal, de cometer o ato durante a partida da Champions League.

Continua depois da publicidade

Os recordes curiosos da Champions League

O clube espanhol afirma que colaborou ativamente com a investigação aberta pela entidade europeia após os “episódios inaceitáveis de racismo” . Na partida, Vini Jr. relatou ao árbitro François Letexier ter sido alvo de ofensas de Prestianni enquanto comemorava o gol da vitória.

Confira a nota divulgada pelo Real Madrid

O Real Madrid CF anuncia que hoje forneceu à UEFA todas as provas disponíveis relativas aos incidentes ocorridos na última terça-feira, 17 de fevereiro, durante o jogo da Liga dos Campeões que a nossa equipe disputou em Lisboa contra o Benfica.

Nosso clube cooperou ativamente com a investigação aberta pela UEFA após os episódios inaceitáveis ​​de racismo ocorridos durante aquela partida.

O Real Madrid agradece o apoio unânime, o carinho e o afeto que o nosso jogador Vinicius Jr. tem recebido de todos os setores do futebol mundial.

Continua depois da publicidade

O Real Madrid continuará trabalhando, em colaboração com todas as instituições, para erradicar o racismo, a violência e o ódio no esporte e na sociedade.

Leia também: Vini Jr. se pronuncia sobre caso de racismo em campo: “Covardes”

O que aconteceu com Vini Jr.

No segundo tempo, Vini Jr marcou o gol que garantiu a vitória do Real Madrid. Ao comemorar próximo à torcida adversária, o atacante provocou reação imediata nas arquibancadas e deu início a um princípio de confusão em campo. No momento, ele foi advertido com cartão amarelo.

A partida foi reiniciada, mas a tensão aumentou quando Prestianni teria dirigido ofensas racistas ao brasileiro. Vini Jr acionou o árbitro e denunciou o episódio, o que desencadeou novo tumulto entre os jogadores.

Diante da gravidade da situação, o árbitro François Letexier aplicou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e interrompeu o confronto. Companheiros do Real Madrid tentaram conter o atacante, enquanto o técnico do Benfica, José Mourinho, também se aproximou para dialogar com o jogador.

Continua depois da publicidade

Nas arquibancadas, torcedores do Benfica passaram a entoar insultos contra Vini Jr e arremessaram objetos em direção ao atleta.

*Sob supervisão de Marcos Jordão