nsc
    hora_de_sc

    Após reabertura

    Realização de eventos na Ponte Hercílio Luz dependerá de autorização prévia 

    Conforme o governo, exigência se justifica para garantir a preservação das características e respeitar as limitações da estrutura

    10/01/2020 - 12h31 - Atualizada em: 10/01/2020 - 13h29

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Ponte Hercílio Luz
    Cartão-postal foi reaberto no dia 30 de dezembro
    (Foto: )

    O governo de Santa Catarina informou nesta sexta-feira (10) que a realização de qualquer evento que tenha trajeto sobre a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, dependerá de autorização prévia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    Conforme o governo, a exigência se justifica para garantir a preservação das características e respeitar as limitações da estrutura, que é um patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico brasileiro. Inaugurada oficialmente em 1926, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta no último dia 30 de dezembro após 28 anos de completa interdição por problemas estruturais.

    De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a necessidade de autorização prévia para eventos na Hercílio Luz já estava definida antes da reabertura, mas não havia sido oficialmente comunicada.

    A assessoria da SIE também informou que a pasta ainda não pode detalhar que tipos de atividades terão permissão ou não para ocorrer na ponte porque o governo aguarda os manuais de manutenção e de uso da estrutura. A previsão é que a empresa responsável pela restauração da Ponte Hercílio Luz entregue os manuais após a conclusão da obra, em março.

    — É importante ressaltar que a Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, então pode ter evento que é tecnicamente viável, porém não é autorizado pelos órgãos de conservação do patrimônio — ressaltou a assessoria.

    Conforme a secretaria, até o momento não foi concedida autorização para realização de nenhuma atividade sobre a Ponte Hercílio Luz.

    Interdição parcial e continuidade das obras

    A Ponte Hercílio Luz segue parcialmente interrompida para continuidade dos trabalhos, de acordo com cronograma estabelecido pela empresa responsável pela obra. O público pode acessar a ponte pelas passarelas e pistas da cabeceira insular até a primeira torre, das 7h às 22h.

    De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), nas próximas duas semanas a visitação ao cartão-postal ocorrerá somente pela cabeceira insular. No horário das 22h às 7h, a ponte ficará totalmente fechada para continuidade dos trabalhos. A restrição é uma medida de segurança, considerando que as treliças da parte inferior estão sendo removidas. Ainda segundo a SIE, o acesso às passarelas para travessia completa da Ponte Hercílio Luz será liberado gradativamente após a conclusão da retirada das treliças.

    Conforme decreto publicado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, nesta quarta-feira (8), o acesso à Ponte Hercílio Luz será exclusivo para pedestres e ciclistas nos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, a ponte estará liberada para ônibus e veículos oficiais, o que deve ocorrer a partir do dia 27 de janeiro.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas