nsc
santa

Atendimento macrorregional

Recém-aberta, delegacia de combate à corrupção em Blumenau ganhará espaço próprio

Decor foi criada em maio e é especializada em investigações de alta complexidade

16/10/2020 - 15h09 - Atualizada em: 16/10/2020 - 18h29

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Salas passarão por pintura e pequenas reformas antes da mudança
Salas passarão por pintura e pequenas reformas antes da mudança
(Foto: )

Blumenau é uma das cinco cidades do estado que possui a Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (Decor). A equipe foi estruturada em maio, mas um espaço mais adequado foi conquistado apenas nesta quinta-feira (15), com a publicação em Diário Oficial. A Decor saíra da Delegacia Regional, perto da Vila Germânica, e ficará em seis salas no centro da cidade, que pertencem ao governo estadual.

> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O espaço no Edifício Atenas está vazio há diversos meses e precisará passar por pequenas reformas antes da mudança. Conforme o delegado regional Isomar Amorim, a instalação atual não atende a demanda da Decor e por isso a equipe buscou uma solução, que surgiu com facilidade.

Nova e pouco conhecida, a delegacia tem o papel de investigar corrupção, fraudes em licitação e outros crimes relacionados a desvio de dinheiro e cobrança de propina em todo o Vale do Itajaí e Norte catarinense. O delegado que lidera a pasta, Lucas Almeida, explica que a maior parte dos inquéritos são abertos por pedidos do Ministério Público e Tribunal de Contas, mas é possível fazer denúncias também (veja abaixo).

— Cada um tem que fazer a sua parte por um Brasil melhor. É importante que denúncias sejam feitas. Nosso trabalho é bem específico e as investigações são mais complexas — resume Almeida, que recentemente indiciou um fiscal da prefeitura de Blumenau por concussão (ele teria cobrado propina de R$ 5 mil para liberar o alvará de um imóvel).

Como denunciar 

Apesar de não ter atendimento presencial ao público, a Decor recebe denúncias (que podem ser anônimas) através do e-mail 4decor@pc.sc.gov.br ou telefone 47 3378-8481. As cinco delegacias especializadas foram criadas no ano passado pelo Estado e possuem atuação macrorregional.

Colunistas