Fernando de Barros, de apenas 8 anos, é considerado um verdadeiro milagre por sua família após sobreviver a um grave acidente em Itajaí. No dia 15 de março deste ano, o menino foi atingido por uma linha de pipa que havia encostado em um fio de alta tensão e levou um choque elétrico de cerca de 25 mil volts, resultando em queimaduras em 70% do corpo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O acidente aconteceu quando Fernando saiu de casa para conversar com o pai, que estava na calçada. Próximo ao local, crianças e adultos empinavam pipas.
Segundo relatos da tia e madrinha, Francielli Aparecida de Barros, técnica de enfermagem, uma das linhas enroscou na rede elétrica e atingiu o menino.
— Ele ficou grudado no fio e na carretinha de ferro, pegando fogo. Foi um choque fortíssimo, ninguém acreditava que ele teria chance de sobreviver — contou ela ao g1SC.
Continua depois da publicidade
Morador de Itajaí vive maré de azar e caminhão cai duas vezes sobre casa em um único dia
O desespero tomou conta da família. Os pais tentaram, sem sucesso, afastar o menino da fonte de energia e também acabaram se ferindo.
O resgate só foi possível graças à ação rápida de um vizinho, que improvisou uma ferramenta com dois pregos presos a uma madeira longa e conseguiu afastar o fio de cima de Fernando.
Após o acidente, Fernando foi inicialmente atendido na UPA do CIS e, em seguida, transferido para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí.
Devido à gravidade das queimaduras, foi encaminhado para a ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, que possui estrutura especializada para esse tipo de tratamento.
Continua depois da publicidade
Durante a internação, passou por cirurgias e recebeu transfusões de sangue para suportar os procedimentos.
Vídeo impressionante mostra momento que caminhão tomba em quintal de casa em Itajaí
Quase dois meses depois, a família acompanha, com alívio e esperança, a recuperação do menino, que segue surpreendendo os médicos.
— Nenhum profissional acreditava que ele resistiria. Todos estavam chocados com a gravidade da situação — relembra a tia. Para todos ao redor, a sobrevivência de Fernando é mais do que uma vitória: é um verdadeiro milagre.
A Celesc acredita que o rompimento do fio de alta tensão tenha sido causado por uma pipa com cerol que se enroscou na fiação. A prática é proibida por lei e representa riscos significativos à segurança pública.
Continua depois da publicidade
A família de Fernando segue acompanhando sua recuperação com esperança e gratidão pelas orações e apoio recebidos.
*Informações do g1SC
Leia mais
Morte de bebê por doença respiratória escancara situação crítica em Balneário Camboriú
Itajaí decreta situação de emergência após aumento de casos de doenças respiratórias