nsc
    santa

    Solidariedade

    Reflexo do coronavírus: Hemosc de Blumenau faz apelo por doações de sangue

    Número de doadores vem caindo nos últimos dias; hemocentro mudará horário de atendimento a partir desta quinta-feira

    18/03/2020 - 13h35 - Atualizada em: 18/03/2020 - 16h48

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Nesta terça-feira, menos da metade da quantidade de doadores esperada compareceu ao Hemosc
    Nesta terça-feira, menos da metade da quantidade de doadores esperada compareceu ao Hemosc
    (Foto: )

    O hemocentro de Blumenau já começa a sentir os efeitos do combate ao coronavírus: nesta semana o movimento de doadores tem sido menor que o esperado. Por isso, o Hemosc reforça o pedido de que pessoas saudáveis continuem a comparecer no local para manter o estoque das bolsas de sangue em dia, possibilitando a entrega a quem mais precisa.

    É o caso de Arthur Regis, de 17 anos. No começo deste mês ele foi diagnosticado com uma leucemia rara. Internado há uma semana no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, o jovem de Navegantes vez ou outra precisa de transfusões por causa do tratamento quimioterápico.

    ​> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    A mãe dele, Jaqueline Regis, conta que nesta quarta-feira (18) soube por um médico que os estoques de sangue esvaziarão rapidamente caso o movimento nos hemocentros do estado continue baixo. Apenas em Blumenau, 26 pessoas foram até o Hemosc nesta terça-feira (17). A meta diária da instituição é de 70 doações.

    — Façam a doação porque o Arthur e outras pessoas precisam. Por favor, vão com segurança, mas não deixem de doar — pediu Jaqueline.

    Arthur depende de transfusão de sangue para fazer o tratamento contra um câncer raro
    Arthur depende de transfusão de sangue para fazer o tratamento contra um câncer raro
    (Foto: )

    Conforme levantamento do Hemosc, por enquanto não há nenhum tipo sanguíneo em falta, mas como as bolsas têm prazo de validade, a diminuição pode ocorrer drasticamente. Na semana passada, quando os estoques de alguns tipos estavam baixos, houve uma mobilização que garantiu o retorno à normalidade.

    — Até sábado houve uma boa coleta, que manteve os estoques em dia, mas o sangue tem uma curta validade, por isso é importante que as pessoas não deixem de vir — disse a responsável pelo setor de captação de doadores em Blumenau, Thayse Molinari.

    Ela ressalta que, por precaução, a recomendação é que doadores cheguem ao hemocentro sem acompanhantes (exceto se todos forem doar). Para evitar aglomerações, a orientação é que o atendimento seja agendado pelo telefone 47 3222-9800 ou clicando aqui. Devido ao coronavírus, por questões de segurança, os profissionais trabalharão em horário reduzido a partir desta quinta-feira (19): das 8h15 às 16h30min – normalmente, durante a semana, o atendimento ocorre das 7h15 às 18h30.

    “A manutenção dos estoques de sangue é fundamental para atendimento à população que necessita de transfusões”, reforçou, em nota o Hemosc.

    Arthur, que tem um dos tipos sanguíneos mais comuns, o A+, deve permanecer no hospital por pelo menos mais uma semana. O tratamento para combater o câncer deve durar dois anos, com idas e vindas à unidade. Para enfrentar a batalha que tem pela frente, ele conta com o apoio da família, amigos e com a solidariedade de doadores desconhecidos.

    Proibidos de doar

    Pessoas que estiveram em viagem recente ao exterior ou Rio de Janeiro e São Paulo não devem doar sangue, assim como qualquer morador que esteja com sintoma de gripe. Doadores que tiveram ou estejam em contato com outras pessoas com sintomas do coronavírus tampouco devem ir ao Hemosc.

    Horário de atendimento

    Segunda a sexta – 8h15 às 16h30min

    Sábado – 8h15 às 11h (limitação de 100 atendimentos por manhã)

    O atendimento deve ser agendado pelo telefone 47 3222-9800.

    Atualização

    Às 17h50min de quarta-feira (18) o Hemosc atualizou o horário de funcionamento. O texto acima também foi atualizado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas