nsc

GINÁSIO ABANDONADO

Reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, deve custar R$ 8 milhões

Estimativa foi feita pelo deputado estadual Fernando Krelling, em entrevista à CBN Joinville nesta segunda-feira (23)

23/08/2021 - 15h27 - Atualizada em: 23/08/2021 - 15h30

Compartilhe

Jota
Por Jota Deschamps
Ginásio Ivan Rodrigues já recebeu jogos do futsal, basquete, shows e até o Festival de Dança.
Ginásio Ivan Rodrigues já recebeu jogos do futsal, basquete, shows e até o Festival de Dança.
(Foto: )

O Ginásio Ivan Rodrigues, na região central de Joinville, está fechado desde 2011. O local pertence ao governo do estado de Santa Catarina e, durante algum tempo, ficou cedido à Prefeitura, que devolveu à gestão estadual em 2017. O tempo foi passando e a manuteção do espaço ficou esquecida. Agora, após quase uma década de portas fechadas, o ginásio tem - pelo menos - recursos assegurados para uma revitalização completa. A garantia do aporte financeiro por parte do governo do estado veio na última sexta-feira (20). Após uma reunião entre o governador Carlos Moisés, representantes da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), foi definido que o orçamento estadual de 2022 vai reservar recursos para o ginásio. Em entrevista nesta segunda-feira (23) à CBN Joinville, Krelling fez a previsão do quanto as reformas devem custar.

— A gente avalia que essa obra vai ficar numa faixa de 7 a 8 milhões de reais — apontou.

O parlamentar destacou que agora os próximos passos são burocráticos. O governador autorizou uma rúbrica orçamentária para a Fesporte, que ficará responsável pelas intervenções no Ivan Rodrigues. Nos próximos meses deve ser lançado primeiro o edital para um projeto que vai estudar as possibilidades de melhorias no espaço e, em um segundo momento, a licitação para contratação do projeto. Apenas ao final dessas duas etapas é que o valor exato da reforma do ginásio vai ser confirmada. Futuramente, já em 2022, as outras etapas como lançamento do edital e contratação da empresa responsável pelas melhorias devem ser realizadas. O deputado frisou que este é o planejamento, mas não é possível garantir quando o ginásio reformado será entregue.

— Se tudo der certo, em 2022 as obras iniciam — comentou.

O Ginásio Ivan Rodrigues já foi a casa dos times de futsal e basquete de Joinville e também sediou as primeiras edições do Festival de Dança. Durante a entrevista, Krelling destacou que estudos anteriores mostraram que não seria possível mais ajustar a quadra do local para atender ao tamanho padrão de competições oficiais de futsal (40x20 metros), então dificilmente o ginásio deve voltar a ser usado pelo time do JEC/Krona Futsal. Pelo menos não para jogos. Ainda de acordo com o parlamentar, a ideia seria utilizar o Ivan Rodrigues para oferecer estrutura aos esportes de base.

— Principalmente desporto educacional, campeonatos citadinos, resgate do nosso basquete e também treinamentos das nossas categorias de base [futsal e basquete] — destacou.

Vale lembrar que, segundo informações do colunista Jefferson Saavedra, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, pretende utilizar o Ivan Rodrigues como espaço para criar pistas indoor para skate e bicicleta, além de montar arenas para e-sports. Mas, segundo o deputado estadual Fernando Krelling, o importante agora é que os recursos estão garantidos para reformar o local. A destinação e quem fará a manutenção do espaço são temas a serem abordados em um momento mais oportuno.  

— Se futuramente o estado fizer uma cessão pro município manter, fica melhor entregando um ginásio reformado do que um ginásio naquelas condições — disse.

Abaixo você pode conferir a entrevista do parlamentar catarinense na íntegra. O bate papo foi ao ar dentro do programa no CBN Mais, com Jota Deschamps e Fernando Gonçalves.

Colunistas