nsc
dc

Decoração

Reformar banheiro sem dor de cabeça é possível? Seis dicas que auxiliam no processo

Designer de interiores dá dicas para acertar também na decoração

13/05/2022 - 15h59

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
morar bem
Caimento, ralos, mobília e tantos outros detalhes precisam ser observados na hora de uma reforma
(Foto: )

Reforma no banheiro nem sempre precisa estar associada a dores de cabeça, sabia? Isso porque se você seguir algumas dicas simples, a obra pode ser rápida, objetiva e certeira. 

> Como escolher um modelo de sofá ideal

1. Impermeabilização

O banheiro é um dos locais mais sujeitos ao aparecimento de infiltrações, por isso a primeira dica é que seja feita a impermeabilização do contrapiso. Esse problema é facilmente resolvido com o uso correto do produto para impermeabilizar o box. 

— Caso esse serviço não seja realizado de forma adequada, corre o risco de comprometer os cômodos inferiores, desprender as placas de revestimentos e ainda formar bolhas nas pinturas — a designer de interiores Caroline Von Jelita.

2. Caimento

É preciso atenção também para o chamado caimento do box, que é quando ocorre a formação de poças dentro do box. O caimento é uma leve inclinação da superfície, feita para facilitar o escoamento. Ambientes sem esse trabalho podem ter consequências negativas como as poças e também o surgimento de infiltrações.

3. Ralos

Segundo a designer, as pessoas não dão importância para o ralo, mas esse é um instrumento importante na hora da reforma. 

— Pode parecer simples e até bobo, mas optar por ralos lineares e até invisíveis deixa o ambiente mais clean — enfatiza. Outra dica relacionada aos ralos é de que ele não seja instalado logo abaixo do chuveiro, para que ao tomar banho a pessoa não fique pisando nele.

4. Iluminação

Além disso, o banheiro é o local onde as pessoas buscam relaxar, por isso Caroline indica que se aposte em iluminações aconchegantes e leves. Saiba colocar pontos de iluminação estratégicos para cada momento que você terá no banheiro. Não economize nesse momento, pois ele fará o seu melhor momento.

5. Mobília

O simples funciona. Assim como em outros cômodos, é importante que a decisão dos móveis seja bem estudada, isso porque o investimento é alto. 

— Pense no banheiro como um todo, que ele deve estar sempre limpo, por isso eu sempre opto por um revestimento único e em tons claros, pois ele uniformiza, deixa elegante e com ar de limpeza — indica Caroline Von Jelita.

6. Chuveiro

Por fim, mas talvez o ponto mais importante: os comandos do chuveiro. 

— Ninguém gosta de abrir o chuveiro e sair correndo para a água não pegar em você, né? — questiona a designer. 

Atualmente existem comandos que facilitam a vida, além de ser possível projetar para que o chuveiro seja no lado oposto ou na lateral do box.

Acompanhe o especial Morar Bem

Colunistas