Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho são os nomes dos quatro novos bairros de Balneário Camboriú. O projeto de lei oficializando a mudança foi sancionado pela prefeita Juliana Pavan (PSD) nesta quinta-feira (9), após aprovação na Câmara de Vereadores em dezembro passado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias pelo nosso canal do WhatsApp
A medida, na prática, consolida algo que já é uma realidade pela comunidade local e também pelos turistas que visitam a região das praias agrestes. Inclusive, essas localidades possuem diferentes associações de moradores, conforme o autor do projeto, vereador André Meirinho.
— Não era possível continuar tratando todos como se fossem apenas uma única ‘Região das Praias’. Cada bairro tem suas próprias necessidades, algumas podem ser tratadas em conjunto, mas muitas precisam de atenção específica e individualizada — frisou o parlamentar.
A nova divisão e os limites dos bairros
• Laranjeiras: Norte com o Oceano Atlântico, Sul com o Bairro da Barra, Leste com o Bairro Taquaras, Oeste com o Bairro da Barra.
• Taquaras: Norte com o Oceano Atlântico, Sul com o Bairro Estaleiro, Leste com o Oceano Atlântico, Oeste com o Bairro Laranjeiras e o Bairro da Barra.
• Estaleiro: Norte com o Bairro Taquaras, Sul com o Bairro Estaleirinho, Leste com o Oceano Atlântico, Oeste com o Bairro São Judas Tadeu.
• Estaleirinho: Norte com o Bairro Estaleiro, Sul com o Município de Itapema, Leste com o Oceano Atlântico, Oeste com o Bairro Nova Esperança.
Continua depois da publicidade
Praia de Laranjeiras
É a mais movimentada das praias agrestes de Balneário Camboriú. Um dos motivos para isso é o fato de ser um dos pontos de partida e chegada no Parque Unipraias. A partir dele, é possível se divertir com bondinho e tirolesa, por exemplo, mas é preciso pagar. Como consequência dessas atrações, a praia que tem 750 metros de extensão fica disputada no verão.
Praia do Estaleirinho
Com o selo de Bandeira Azul, a praia do Estaleirinho é um refúgio onde predomina o som do mar. Com rampa de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e posto de guarda-vidas na alta temporada, o local recebe cerca de 600 pessoas por dia. Tem alguns restaurantes na orla, mas a praia é margeada pela vegetação. Porém, do outro lado da rodovia, tem pousadas e comércios.
Continua depois da publicidade
Praia do Estaleiro
Vegetação, areia e mar compõem o cenário na praia do Estaleiro. Com selo de qualidade Bandeira Azul, são cerca de 1,7 mil metros de extensão. Quem decide curtir o dia por lá precisa estar ciente de que tem de levar comida, bebida e cadeira. No local há posto de guarda-vidas na temporada de verão. A água é agitada, então os banhistas precisam ficar atentos à sinalização das bandeiras.
Praia de Taquaras
Areia grossa, águas profundas e límpidas. Esse é o cenário na praia de Taquaras, que tem pouco mais de um quilômetro de extensão. O local é um reduto de pescadores, com vários ranchos, e inspira a paz com o azul do mar e verde da vegetação no entorno. Não à toa, tem o certificado de qualidade Bandeira Azul. Há serviço de gastronomia na região.
Continua depois da publicidade