Pela primeira vez em mais de quatro meses, Santa Catarina voltou a ter uma região considerada em risco grave para a Covid-19.

Continua depois da publicidade

No novo mapa, divulgado na manhã deste sábado (26), o Estado aponta o Médio Vale do Itajaí (entorno de Blumenau) na cor alaranjada. A última vez em que uma área estava nesta condição havia sido em 1º de outubro de 2021, quando o Oeste apresentava o pior cenário.

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp. Clique aqui e saiba como

Neste novo boletim, vale lembrar, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou a levar em conta critérios de vacinação para a elaboração do mapa de risco. Isso significa, na prática, que regiões em que houver baixos índices de imunização da população, o risco de recuo para cenário mais delicados é maior.

É o caso do Vale do Itajaí, considerada em condição grave para o indicador de vacinação, mesma situação da Grande Florianópolis e o Vale do Rio do Peixe.

Continua depois da publicidade

Esse dado negativo somado ao índice de transmissão do coronavírus, considerado gravíssimo, fez com que o entorno de Blumenau voltasse ao patamar alaranjado no mapa de risco.

> Leia também: Número de servidores em Blumenau sem vacinação expõe tamanho real do negacionismo

Ponto positivo neste novo boletim ficou por conta da Foz do Itajaí-Açu, que é a região de Itajaí. As cidades que formam este bloco estavam no risco alto na última semana e evoluíram para o moderado — o cenário mais brando da pandemia conforme a matriz estadual. É a única região nessa condição.

Além do Médio Vale, recuaram no status, também, as regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera, Laguna e Vale do Rio do Peixe, que retornaram ao risco considerado alto.

Mapa de risco de SC em 26/2/2022

Moderado

– Foz do Itajaí-Açu

Continua depois da publicidade

Alto

– Alto Vale do Rio do Peixe

– Carbonífera

– Grande Florianópolis

– Laguna

– Alto Uruguai Catarinense

– Alto Vale do Itajaí

– Extremo Oeste

– Extremo Sul Catarinense

– Meio-Oeste

– Nordeste

– Oeste

– Planalto Norte

– Serra Catarinense

– Vale do Itapocu

– Xanxerê

Grave

– Médio Vale do Itajaí

Destaques do NSC Total