nsc
    santa

    Política

    Relator vota por absolvição e julgamento de caixa 2 na eleição em Rio do Sul é suspenso

    Processo tramita no TRE-SC e, após pedido de vistas, deve ser retomado em agosto

    19/07/2018 - 07h17 - Atualizada em: 19/07/2018 - 07h20

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Campanha que elegeu José Thomé ao cargo de prefeito de Rio do Sul teria extrapolado limite de gastos
    Campanha que elegeu José Thomé ao cargo de prefeito de Rio do Sul teria extrapolado limite de gastos
    (Foto: )

    O julgamento em segunda instância do processo que investiga a suposta prática de caixa 2 na eleição de 2016 em Rio do Sul começou nesta quarta-feira à noite no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Florianópolis. O processo pede a cassação do mandato e dos direitos políticos do prefeito eleito José Thomé (PSDB) e do vice Paulo Cunha (PSD), com base em um inquérito da Polícia Civil que traz depoimentos e quebra de sigilo telefônico de pessoas envolvidas na chapa que venceu a eleição municipal.

    Em primeiro voto na sessão, o relator juiz Antônio Zoldan da Veiga decidiu a favor da chapa do prefeito e votou pela anulação das provas, contrariando a decisão da Justiça Eleitoral de Rio do Sul que pediu a cassação do prefeito e do vice em setembro do ano passado. Em voto detalhado que tomou boa parte da sessão, o relator pediu a absolvição dos denunciados ao apontar erros na produção de provas do inquérito.

    Logo na sequência a juíza Luisa Hickel Gamba pediu vistas ao processo alegando que o assunto é complexo e volumoso (somente o inquérito tem mais de 1,5 mil páginas). Com o pedido, o julgamento foi suspenso e deve ser retomado em agosto.

    A denúncia contra a chapa de Thomé alega suposta captação de recursos e gastos em prol da candidatura em valores superiores ao limite para a eleição do ano, além de prestação de contas com informações falsas por meio de contabilidade paralela - o que caracterizaria caixa 2.

    Enquanto o processo e os recursos seguem tramitando o prefeito continua no cargo. A assessoria de imprensa de Thomé disse que ele se pronunciará somente ao fim do julgamento.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política e Economia

    Colunistas