Preparar arroz fresco todos os dias nem sempre é viável, e muitas pessoas optam por cozinhar uma grande quantidade e reaquecê-la ao longo da semana. Esse hábito, se feito de forma inadequada, pode representar sérios riscos à saúde.  

Continua depois da publicidade

O problema está ligado à chamada “síndrome do arroz frito”, provocada pela bactéria Bacillus cereus. Presente no arroz cru, esse microrganismo sobrevive ao cozimento, mas geralmente não causa danos. 

O perigo surge em uma situação específica, relacionada à temperatura. Veja agora como acontece, e como se proteger desse mal do arroz:

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Conheça os tipos de arroz

Armazenamento inadequado 

Segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, de Portugal, as intoxicações causadas por Bacillus cereus resultam da ingestão de alimentos contaminados com o microrganismo e/ou com as enterotoxinas que produziu durante o seu crescimento.

A bactéria se torna prejudicial quando o arroz é mal conservado e depois aquecido de forma errada. Se o alimento ficar mais de 30 minutos em temperaturas entre 10°C e 60°C, os esporos do microrganismo podem liberar toxinas capazes de desencadear infecções alimentares.  

Continua depois da publicidade

Quanto mais alta a temperatura, mais rápida é a produção dessas substâncias nocivas.Os sintomas da intoxicação incluem náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça, podendo levar até a quadros de desidratação. 

Para evitar o problema, o ideal é armazenar o arroz na geladeira, em temperatura abaixo de 5°C, principalmente em dias mais quentes.  

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Riscos em restaurantes  

Uma pesquisa da Universidade da Costa Rica analisou amostras de arroz de 50 restaurantes na região metropolitana de San José e descobriu que 10% delas estavam contaminadas com a B. cereus.  

Continua depois da publicidade

Mais alarmante ainda: 8% das amostras já continham as toxinas produzidas pela bactéria, com potencial para causar problemas intestinais em quem as consumisse. 

Diante desses dados, talvez a opção mais segura seja mesmo evitar o arroz de self-service e preferir prepará-lo em casa.

Leia também

Chá aliado da mulher na menopausa ajuda também no controle do açúcar

Se o seu banheiro está cheio dessas moscas cinzas, não é bom sinal