Empresas têm reconhecido cada vez mais a influência que um ambiente de trabalho saudável e de acolhimento gera em seus colaboradores, e por consequência, na produtividade, criatividade e resultados na entrega de produtos ou prestação de serviços. No entanto, o que para muitos negócios pode ser considerado um movimento recente do mercado, para o Hospital Santa Catarina, em Blumenau, já faz parte do próprio DNA: a promoção do bem-estar e preocupação com o clima organizacional da empresa.
Continua depois da publicidade
Com a missão de cuidar das pessoas, promovendo saúde com segurança, empatia e eficiência, o HSC implementa essa prática não apenas com os pacientes, mas também com seus colaboradores. Inspirada na frase “aqui você se sente bem”, a organização desenvolve ações internas que permitem que suas bases de atuação no hospital tenham condições não apenas materiais, mas também emocionais de despertar este sentimento nos pacientes. O olhar humanizado para as pessoas pauta as decisões tomadas pelas equipes, que são motivadas a buscar continuamente o bem-estar coletivo.
Em 2020, o HSC Blumenau completou 100 anos, preservando a história que nasceu a partir da vontade de cuidar das pessoas. Desde a fundação, o respeito à vida foi seu principal propósito, e este princípio é o fio condutor que guia a instituição a promover qualidade de vida para todos. Conduta que tem gerado resultados e tornado o hospital referência. Pelo quarto ano consecutivo, a organização conquista posição de destaque entre as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, na categoria de grande porte, que emprega mais de mil colaboradores.
— A conquista do GPTW representa o reconhecimento externo de algo, que há muitos anos dentro da organização, é um dos maiores valores: o respeito e a humanização nas relações com as pessoas. Uma caminhada alimentada dia após dia, que considera um olhar cuidadoso para os profissionais que cuidam de vidas […] E como resultado, temos a entrega de uma assistência hospitalar pautada na segurança, empatia e eficiência, sendo reconhecida nacionalmente — destaca Genemir Raduenz, superintendente de Operações do HSC Blumenau.
O cuidado com o outro como princípio-base da gestão de pessoas
O levantamento pelo GPTW para apresentar a classificação das melhores empresas para se trabalhar é feito a partir de pesquisa interna com os colaboradores e de uma avaliação nos processos de gestão de pessoas na empresa. Ou seja, é reflexo direto da cultura organizacional e das práticas internas promovidas pela instituição. Esses fatores evidenciam o porquê o HSC Blumenau ocupa novamente lugar de destaque no ranking estadual.
Continua depois da publicidade
A organização promove inúmeras capacitações, não apenas técnicas, mas que também busquem auxiliar o colaborador para o desenvolvimento como ser humano, além do viés profissional. Seguindo esse princípio, o programa “Plantando bem-estar”, implantado há dois anos em todo o hospital, utiliza a psicologia positiva em suas ações, com o objetivo de tornar a empresa uma instituição positiva, com pessoas felizes atuando nela. Isso reflete em processos mais humanizados e relações agregadoras.

Outros projetos são desenvolvidos internamente, evidenciando a preocupação com os profissionais da instituição e demonstrando o valor atribuído a toda a equipe. Conheça algumas ações realizadas pelo HSC Blumenau:
Ambulatório de fisioterapia
O atendimento no ambulatório de fisioterapia é destinado exclusivamente aos colaboradores do Hospital. O encaminhamento é realizado pelo serviço médico do próprio HSC Blumenau com avaliação do funcionário, e a consulta é agendada durante o horário de trabalho, com aviso prévio. Em casos identificados como graves, também é oferecido o acompanhamento do atendimento complementar.
Programa “Nascer Bem”
Esse programa é voltado para as gestantes do hospital e oferece acompanhamento ambulatorial na Medicina Ocupacional, além de oficinas com orientações sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido. As oficinas acontecem semestralmente e contam com a participação de Enfermeiros, Médico Pediatra, Psicóloga, Nutricionista e Farmacêutica.
Continua depois da publicidade
As colaboradoras são acompanhadas a cada dois meses, observando adaptações necessárias nos horários de refeições, liberações de uniformes e/ou EPI’s diferenciados, calendário vacinal, acompanhamento Pré-Natal, controle de Peso e Pressão Arterial. Além disso, é avaliado se a função exercida com base nos riscos ocupacionais é compatível ou não com o estado gestacional, para em caso de necessidade solicitar imediatamente troca de função.
Visita domiciliar e visita hospitalar
É realizada em parceria com o Serviço Social e foi implantada para contemplar todos os colaboradores afastados do trabalho, seja por licença para tratamento de saúde ou por acidentes de trabalho, visando demonstrar a valorização do colaborador, mas, principalmente do ser humano no sentido global. Ação que contribui com a melhoria da qualidade de vida, além de identificar necessidades socioassistenciais.
As visitas acontecem mensalmente, e a equipe de medicina do trabalho, juntamente com a supervisão de RH avalia os perfis (tempo de afastamento, qual o auxílio e qual a patologia) e define as prioridades de cada mês.
Ginástica Laboral
O HSC Blumenau oferece também a prática da ginástica laboral,, que consiste em uma série de exercícios físicos e de alongamento, realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras para os turnos matutino e vespertino, e de segunda a quinta-feira para os colaboradores do 3º turno, noites pares e ímpares. Essa atividade, além de promover o bem-estar físico com a prática de atividades físicas, permite também a integração da equipe.
Continua depois da publicidade
Além desses programas e a realização de palestras e treinamentos promovidos pelo hospital, outra prática que faz parte da cultura da empresa é a celebração de datas comemorativas. Desde as mais tradicionais, como aniversários, Dia das Mães, Páscoa, etc., até a comemoração de datas especiais e simbólicas, como o Dia da Gratidão, que neste ano incentivou os colaboradores a escreverem bilhetinhos de gratidão para seus colegas.
A comunicação como canal para melhorias
Outro fator bastante valorizado na instituição são os canais de comunicação oferecidos pelo HSC Blumenau. Entre eles, estão a Comunicação Interna – Tasy, a Intranet, o Mural Cá Entre Nós, Caixa do Código de Ética, reuniões setoriais, entre outros. Cada um desenvolvido com objetivos diferentes, sendo a Intranet, por exemplo um portal de notícias, com informações de eventos ou de mudanças na rotina do hospital; enquanto a Caixa do Código de Ética permite que o colaborador realize sugestões, fale sobre situações que o incomodam e inclusive faça denúncias preservando sua identidade.
— Somos uma instituição preocupada com o bem-estar dos colaboradores e não há como fazer isso sem dar autonomia e espaço para que nossos profissionais proponham melhorias — enfatiza Sirlete Aparecida Krug, supervisora de Recurso Humanos do HSC Blumenau.
As reuniões também são fundamentais na construção da relação com os colaboradores. É no “Momento com a Superintendência”, uma reunião entre os superintendentes e todos os colaboradores da Instituição, que são apresentados os resultados do hospital e debatidos coletivamente o andamento do Planejamento Estratégico e dos projetos para o futuro.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                    