Em questão de minutos, uma emergência pode virar uma fatalidade. Em caso de infartos, por exemplo, o tempo para o atendimento é um dos fatores que pode salvar uma vida, o que demanda um atendimento ágil, eficiente e humanizado da equipe de saúde nos hospitais.
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O atendimento rápido em situações de urgência e emergência é fundamental para salvar vidas, reduzir complicações e garantir uma recuperação mais eficaz, de acordo com Eduarda Galon, coordenadora assistencial do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), localizado no município de Lages (SC).
– Um cuidado imediato permite estabilizar o paciente, prevenir sequelas, reduzir o tempo de internação e otimizar o uso dos recursos hospitalares. Além disso, transmite segurança ao paciente e à família, melhora a experiência no atendimento e contribui para indicadores de qualidade mais positivos nas instituições de saúde.
Estes sintomas são alerta para atendimento de urgência e emergência
Algum sintomas servem como sinal de alerta. A especialista ressalta que em casos de dor no peito, com sensação de aperto, peso ou queimação, é essencial buscar atendimento imediato, pois podem ser sinais sugestivos de infarto agudo do miocárdio (IAM), principalmente se esse sintoma estiver associado a formigamento em braços (principalmente o esquerdo), sudorese intensa, palidez, náuseas, vômitos ou falta de ar.
– Nos casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), alguns sinais de alerta incluem: fala arrastada ou confusa, desvio de rima labial (um lado da boca torto), perda de força ou de sensibilidade em um lado do corpo, dificuldade para manter o equilíbrio e visão embaçada ou dupla. Diante de qualquer um desses sintomas, o atendimento deve ser procurado com urgência máxima, visto que o tempo é determinante para o prognóstico – reforça.
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No caso do Sistema Único de Saúde, o paciente pode procurar atendimento no serviço de urgência e emergência em até 72 horas após a ocorrência de um trauma, como quedas domiciliares, acidentes de bicicleta, quedas de altura, lesões esportivas, entre outros, especialmente quando houver dor, edema, limitação de movimento ou suspeita de fraturas, completa a especialista.
Referência na Serra, HNSP realiza mais de 2 mil atendimentos mensais em urgência e emergência
O HNSP atende cerca de 2,7 mil pessoas mensalmente na urgência e emergência da instituição de saúde filantrópica. De acordo com a coordenadora, entre os principais casos de referência do Hospital Nossa Senhora da Prazeres (HNSP), estão o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Trauma Grave. As principais ocorrências são contabilizadas em pacientes homens brancos entre 21 a 31 anos, sendo que o maior atendimento é a fratura de membros inferiores.
Galon detalha os procedimentos clínicos, que possuem fluxos definidos para garantir a rapidez e a segurança no atendimento, permitindo que os pacientes em situações mais críticas recebam assistência de forma imediata e adequada. Devem ser respeitados três princípios: equidade, segurança e qualidade no cuidado.
– Ao chegar à unidade de urgência e emergência, o paciente é inicialmente submetido à classificação de risco, conforme o protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco. Nessa etapa, são avaliadas as queixas principais, os sinais vitais e o quadro clínico apresentado. A partir dessa análise, o paciente é classificado segundo o sistema de cores de prioridade: vermelho (máxima), laranja (alta), amarelo (média ), verde (baixa) e azul (mínima) – destaca Galon.
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O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) possui 110 anos de atuação – o mais antigo da Serra Catarinense. Desde o início dos seus trabalhos, se tornou referência no atendimento de urgência e emergência, o que se consolidou com o passar dos anos. Éder Gonçalves, Diretor Executivo do HNSP, conta que, por muitos anos, a instituição era a única a prestar esses serviços na região, o que proporcionou o aperfeiçoamento da equipe e do modelo de atendimento. A tecnologia auxilia nesse processo, com diagnóstico por imagem disponível, incluindo tomografias e radiografias.
– As nossas principais linhas de cuidado habilitadas pelo Ministério da Saúde, são aquelas que estão justamente vinculadas a atendimentos de Urgência e Emergência. As habilitações do HNSP são ortopedia, traumatologia, neurocirurgia, incluindo o AVC, neurologia e cardiologia.
O HNSP é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – nível Pleno, o que demonstra que os processos de qualidade e segurança do paciente são prioridades institucionais. Além disso, desenvolve parcerias com SAMU, Corpo de Bombeiros e rede pública de saúde para que o atendimento ocorra com celeridade.
A emergência conta com 1 enfermeiro classificador, 1 enfermeiro emergencista, 6 técnicos de enfermagem, 2 médicos plantonistas, 1 médico ortopedista, 1 médico cirurgião geral, além de 10 médicos especialistas de sobreaviso, garantindo suporte ágil e especializado aos pacientes que necessitem de atendimento. As especialidades envolvidas demandam uma estrutura imediata de atendimento, o que é possível no HNSP, independentemente do nível de gravidade.
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– Podemos receber um paciente que tem um simples resfriado, mas também um paciente que acabou de sofrer um infarto. O hospital consegue dar suporte desde o atendimento menos complexo ao mais complexo possível – completa Gonçalves.