O mar avançou com uma forte ressaca na madrugada desta terça-feira (7) em Itapema e causou danos na orla da Meia Praia, a região mais atingida. O governo municipal também avalia a possibilidade de decretar situação de emergência para agilizar as ações de recuperação e reparo, especialmente por conta das previsões de novos picos da maré.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil prevê novas ocorrências da ressaca, causada pela maré alta e ventos intensos do sul, durante esta tarde. O pico da maré alta na Meia Praia foi às 2h35min da madrugada e outro pico está previsto para as 15h. Por isso, moradores e comerciantes locais foram orientados a retirar os pertences até que seja possível garantir novamente a segurança nas estruturas. As equipes estão em estado de atenção e prontidão.

Confira algumas fotos dos danos na orla

Desde o começo da manhã, uma força-tarefa da prefeitura trabalha no reparo e contenção dos danos na orla e nos decks do calçadão. O trecho entre as ruas 265 e 307, na Meia Praia, foi o que mais teve danos. Algumas estruturas da orla, como as escadas de madeira e até os muros, cederam e tiveram os materiais levados pela água e espalhados pela faixa de areia.

Os técnicos da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Obras fizeram o mapeamento dos pontos afetados pela ressaca e o isolamento das áreas de risco ao longo da faixa de areia e do calçadão da Meia Praia. A Secretaria de Obras trabalha no recolhimento de materiais danificados e na recuperação emergencial da infraestrutura. A empresa responsável pela limpeza ambiental também intensificou a atuação para retirar os detritos e resíduos levados pela água.

“Neste momento, nossa prioridade é garantir a segurança da população e reduzir os impactos causados pela força do mar. Estamos com todas as equipes mobilizadas, trabalhando de forma coordenada para restabelecer as condições da orla o mais breve possível”, destacou a secretária de Turismo, Pati Marin.

Continua depois da publicidade

A orientação é que as pessoas evitem as áreas próximas à orla da praia durante as ressacas, especialmente no período da noite por conta da baixa visibilidade. Outras recomendações da Defesa Civil são evitar dirigir em locais alagados, não transitar em pontilhões e pontes submersas, além de acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina para atualizações imediatas. Em casos de ocorrência, ligue 199.

Veja o vídeo do pico da maré alta

Leia também

Primeiro desfile da Oktoberfest Blumenau 2025 terá supertransmissão ao vivo no NSC Total