Após o anúncio feito pelo apresentador Tiago Leifert e pela sua esposa Daiana Garbin de que a filha de um ano e três meses, Lua, está com a retinoblastoma e passa por tratamento há quatro meses, o termo passou a ser conhecido por um público maior. ​

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Notícia na Manhã desta segunda-feira (31), com apresentação de Mário Motta e Eveline Poncio, entrevistou a oftalmologista Claudia Nascimento para falar sobre os cuidados a fim de prevenir este tipo de tumor raro que atinge os olhos.

Veja trecho da entrevista da oftamologista Cláudia Nascimento para a CBN Diário: 

O que é?

O retinoblastoma é um tumor maligno que tem origem nas células da retina. Como a doença pode ou não ser hereditária, recomenda-se que crianças com histórico familiar realizem o chamado “teste do olhinho”, que serve para identificar diversos problemas na região ocular.

> Tiago Leifert revela que não chora na frente da filha, diagnosticada com câncer raro

Continua depois da publicidade

Quais são os sintomas?

De acordo com Cláudia, os principais sintoma são dores nos olhos, reflexos diferentes, olhos se movendo de forma não conjunta, vermelhidão da parte branca dos olhos, abaulamento, sangramento na parte anterior do globo e problemas de visão em geral podem ser indícios da doença. 

> Mulher doa um rim para salvar o irmão em Blumenau: “Só desejo saúde para nós”

A oftalmologista ainda ressalta que, mesmo sem nenhum indício, é importante levar a criança ainda no primeiro ano de vida a um profissional, com o objetivo de realizar um mapeamento do genoma e se certificar de que não há problemas de saúde.

Retinoblastoma tem cura?

De acordo com o jornal O Globo, a doença tem cura em 90% dos casos. O principal objetivo do tratamento é eliminar o tumor e prevenir que ele retorne. Entre os tratamentos possíveis estão a laserterapia, a crioterapia, a termoterapia, a quimioterapia e a radioterapia.

Continua depois da publicidade

*Estagiária sob supervisão de Leandro Lessa.

Destaques do NSC Total