Um homem foi condenado a 29 anos, seis meses e 10 dias de prisão por tentar matar a cunhada, que estava grávida, e a sogra em Entre Rios, no Oeste catarinense. O crime ocorreu em novembro de 2024, na comunidade de Linha Palmeira, e teria sido motivado por uma dívida de R$ 5 mil.
Continua depois da publicidade
O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (6), no Tribunal do Júri de São Domingos, após denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O réu também foi condenado a um mês e um dia de detenção por crime de ameaça.
Segundo a denúncia, o homem enviou áudios com ameaças e, em seguida, foi até a casa da irmã de sua esposa armado com um facão e uma arma de fogo. Ele atacou a cunhada com golpes de facão na cabeça e nos braços. A sogra, que presenciou as agressões, só conseguiu impedir o crime após a intervenção de um vizinho, que derrubou o agressor.
Mesmo assim, o homem seguiu as vítimas para dentro da residência e atirou diversas vezes. Os disparos atingiram a cunhada no braço e na perna, e a sogra no tórax e na região cervical. A cunhada estava grávida de 24 semanas e sobreviveu com lesões permanentes e perda de sensibilidade no braço.
O promotor de Justiça João Augusto Pinto Lima sustentou a condenação por tentativa de feminicídio duplamente qualificada, com motivo fútil e recurso que dificultou a defesa das vítimas. A pena para essa tentativa foi fixada em 26 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado.
Continua depois da publicidade
Pela tentativa de homicídio simples contra a sogra, o réu recebeu dois anos, 10 meses e sete dias de reclusão, também em regime fechado. A Justiça ainda determinou o pagamento de indenização de R$ 20 mil à vítima do feminicídio tentado.
O homem continuará preso. Cabe recurso da decisão.
Leia também
Menina de 10 anos passa por cirurgia de emergência após queda de trave de futsal em SC
