Um carro do governo de Santa Catarina que levava órgãos para serem transplantados se envolveu em um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (4), em Florianópolis. O automóvel colidiu com outro carro quando retornava de um procedimento de captação de órgãos no Hospital Regional de São José (HRSJ). Um dos veículos chegou a pegar fogo, e o acidente deixou dois feridos.
Continua depois da publicidade
A colisão envolveu um Chevrolet Prisma e um Hyundai Creta, que é o automóvel oficial a serviço da SC Transplantes. Os ocupantes do primeiro carro, que pegou fogo, eram um homem e uma mulher. Eles foram encaminhados ao Hospital Celso Ramos.
Já no veículo da SC Transplantes estavam um motorista, um médico e um residente. Apesar do impacto, nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos aparentes.
Os órgãos que estavam sendo transportados — dois rins e dois globos oculares — chegaram à sede da SC Transplantes e foram avaliados pela equipe técnica. Após análise, foi confirmado que eles permaneceram íntegros e acondicionados dentro das condições adequadas, estando aptos para encaminhamento aos serviços de transplantes.
Veja fotos do acidente
Continua depois da publicidade
A SES informou ainda que, por medida de segurança, orientou os profissionais a passarem por avaliação médica em uma unidade hospitalar para descartar possíveis lesões.
Não há informações sobre as causas da batida.
Leia a nota da SES na íntegra
“A Secretaria de Estado da Saúde informa que, na manhã desta terça-feira (04), um veículo da SC Transplantes se envolveu em um acidente de trânsito nas proximidades do TICEN, em Florianópolis. O automóvel colidiu com outro veículo.
No veículo estavam um motorista, um médico e um residente, que retornavam do Hospital Regional de São José (HRSJ) após um procedimento de captação.
Os três ocupantes passam bem e não apresentaram ferimentos aparentes. Ainda assim, por medida de segurança, estão sendo orientados a realizar avaliação médica em unidade hospitalar para descartar possíveis lesões.
Continua depois da publicidade
Os órgãos transportados chegaram à SC Transplantes, onde foram avaliados pela equipe técnica. Após a análise, foi identificado que se mantiveram íntegros, dentro das condições adequadas de acondicionamento, estando aptos para encaminhamento aos serviços de transplantes.
A Secretaria de Estado da Saúde acompanha a situação e presta todo o suporte necessário aos profissionais envolvidos”.
*Com informações do g1 SC






