O município do Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 às 13h48min (horário de Brasília) desta terça-feira (28), depois que ocorrências policiais provocaram interdições intermitentes em ruas e vias importantes de vários regiões da cidade, incluindo Norte, Oeste e Sudoeste.
Continua depois da publicidade
O Estágio 2 é o segundo nível de alerta em uma escala de um a cinco que indica risco moderado de ocorrências que podem afetar a rotina da cidade. A Polícia faz nesta terça-feira (28), uma megaoperação contra facção, a mais letal da história do Rio de Janeiro.
Quais as orientações quando a cidade entra em Estágio 2?
- Evite transitar pelas regiões afetadas;
- Permaneça em local seguro;
- Acompanhe as informações pelos canais oficiais e pela imprensa;
- O aplicativo COR.Rio está disponível para Android e iOS;
- Em caso de emergência, acione o 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Como é a escala de estágios operacionais do Rio de Janeiro?
Segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio, são cinco níveis nesta escala de estágios operacionais na cidade.
Continua depois da publicidade
Estágio 1 (Verde) – Não há ocorrências que provoquem alteração significativa no dia a dia do carioca. Não foram identificados fatores de risco de curto prazo que impactem a rotina da cidade. Sem ou com pouco impacto para a fluidez do trânsito e das operações de infraestrutura e logística da cidade.
Estágio 2 (Amarelo) – Risco de haver ocorrências de alto impacto na cidade, devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas. Há ocorrência com elevado potencial de agravamento. Ainda não há impactos na rotina da cidade, mas os cidadãos devem se manter informados.
Estágio 3 (Laranja) – Uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade. Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo. Pelo menos uma região da cidade está impactada, causando reflexos relevantes na infraestrutura e logística urbana, e afetando diretamente a rotina da população (ou de parte dela).
Continua depois da publicidade
Estágio 4 (Vermelho) – Uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões da cidade. Os múltiplos danos e impactos causados começam a extrapolar a capacidade de resposta imediata das equipes da cidade. Uma ou mais regiões estão impactadas, causando reflexos graves/importantes na infraestrutura e logística urbana, e afetando severamente a rotina da população (ou de parte dela).
Estágio 5 (Roxo) – Uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões da cidade. Os múltiplos danos e impactos causados extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes da cidade. Uma ou mais regiões estão impactadas, causando reflexos graves/importantes na infraestrutura e logística urbana, e afetando severamente a rotina da população (ou de parte dela).