Um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta semana mostra o Rio das Pombas, em Pouso Redondo, transformado em uma “banheira de espuma”. Preocupados com uma eventual contaminação da água, moradores chamaram a prefeitura à localidade do Corruchel, na manhã desta terça-feira (24).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A espuma chegou a cobrir completamente um trecho do rio de tão alta que estava, como mostram as imagens (assista ao vídeo abaixo). O homem que fez a gravação brinca que “até o rio está tomando banho”.

A prefeitura de Pouso Redondo informou ter tomado conhecimento da situação por volta das 7h30min, quando começou a receber várias ligações. De acordo com o município, as polícias Científica e Ambiental coletaram amostram da água para descobrir o que originou a espuma.

A secretária de Planejamento, Gleisi Gracielli Dos Santos, disse que já existe uma suspeita do que ocorreu, mas aguarda os laudos para confirmar. Ela explicou que caso se configure uma prática criminosa, o responsável deve responder na esfera administrativa, criminal e cível.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quarta-feira (25), segundo a prefeitura, não havia mais espuma.

A prefeita interina, Josane dos Santos, e o chefe da Casan em Pouso Redondo, Fábio Bini, gravaram vídeo para tranquilizar a população. Na gravação eles dizem que o local onde apareceu a espuma fica abaixo do ponto de captação da água usada para abastecer a cidade.

Assista ao vídeo

Leia mais

Previsão de chuva intensa nas regiões de Blumenau e Rio do Sul deixa Defesa Civil em alerta

Fórum Brasil ODS 2023 debate preservação da água e reforça a Agenda 2030 em SC

Destaques do NSC Total