O desejo de preservar a água no planeta e reforçar a importância da Agenda 2030 serão temas de debate no Fórum Brasil ODS 2023, que irá reunir especialistas de todo o país em Santa Catarina entre esta quinta (26) e sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), das 12h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Fórum Brasil ODS.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O tema central do encontro será a preservação da água no mundo e a busca por uma maior conscientização sobre a necessidade de soluções abrangentes que garantam acesso a água limpa e saneamento adequado a todos. No entanto, o Fórum terá uma abrangência muito maior, promovendo um intercâmbio de conhecimentos em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030 de preservação ambiental.

De acordo com o Fórum, a água é fundamental para alcançar diversas outros ODS, como a erradicação da pobreza, a saúde e o bem-estar, o consumo responsável e a preservação da vida terrestre e marinha.

O debate contará com a participação de especialistas, cientistas, políticos, gestores públicos, organizações da sociedade civil, representantes dos povos indígenas e de toda a comunidade para a construção de um futuro mais sustentável e para falar sobre desafios e soluções para a urgência climática.

Continua depois da publicidade

“Ameaça legislativa” é risco número um para o meio ambiente

Ao final do primeiro dia do evento, será realizada a cerimônia de reconhecimento de iniciativas que impactam positivamente nos ODS, com projetos inovadores que abordam desde questões relacionadas à sustentabilidade ambiental até a inclusão social e à educação. O Prêmio ODS SC 2023 recebeu 92 inscrições e teve 17 finalistas nas categorias Pessoa Física, Empresa Privada, Entidade de Classe, Poder Público, Instituição de Ensino e Organizações da Sociedade Civil. Conheça os finalistas nesse link.

Confira também a programação completa do Fórum Brasil ODS 2023.

SC tem acesso a esgoto tratado inferior à média brasileira

Em Santa Catarina, apenas 32,7% da população é atendida com rede de esgoto, o que revela um percentual inferior se comparado à média nacional, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

SC perde mais de 3 de cada 10 litros de água que produz

No brasil, cerca de 51,2% das pessoas tem acesso a uma rede de esgoto que seja efetivamente tratada e que cumpre adequadamente as etapas de coleta, transporte, tratamento e disposição final.

Serviço

O que? Fórum Brasil ODS 2023

Quando? Quinta-feira (26) e sexta-feira (27), das 12h às 18h

Onde? Palácio Barriga Verde, Alesc – R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro, Florianópolis

Continua depois da publicidade

Ingressos: inscrições gratuitas pelo site do Fórum Brasil ODS

Com as mudanças climáticas, como será a vida na Terra nos próximos 30 anos?

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

Lei ambiental de Joinville tem apoio de grupo de entidades

Meio ambiente fica à parte em mais uma tragédia climática em SC

Destaques do NSC Total