Os rios de Joinville ganharão novas placas com alertas sobre o risco de afogamento. A iniciativa é do núcleo de voluntários da Defesa Civil (Nudec), que desde 2004 realiza ações de conscientização e este ano inclui orientações sobre preservação ambiental às placas que serão colocadas nos principais pontos de concentração de banhistas.
Continua depois da publicidade
– O objetivo é evitar novas mortes nos rios da região rural e proteger os rios que cachoeiras que compõem o patrimônio natural da cidade -, justifica o presidente do Nudec, Ismael Alexandre Paciello.
Segundo ele, 15 novas placas foram distribuídas próximas a pontes da região de Pirabeiraba neste sábado, e outras 10 placas serão fixadas na região do Rio Piraí, no Vila Nova, no próximo fim de semana.
– Para isso, contaremos com o apoio do Instituto Rio do Peixe, que atua na região do Piraí -, explica Paciello.
Além disso, quatro placas que foram colocadas em 2008 em alguns dos pontos de banho mais conhecidos, foram remanejadas para áreas de risco na Baia da Babitonga, onde não há sem sinalização: duas na Vigorelli, uma no Morro do Amaral e outra nos Espinheiros.
Continua depois da publicidade
As ações fazem parte do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes no Verão em Água Doce), que prevê não só a colocação de placas, mas a realização de palestras em escolas próximas aos rios e um trabalho de conscientização junto aos banhistas durante o verão.
Este ano, os 35 voluntários do Nudec envolvidos com o projeto têm monitorado os pontos de banho aos domingos, desde dezembro.
– São distribuídas sacolinhas para lixo com orientações e este trabalho será realizado até o último domingo de março -, diz o presidente do Nudec.
Pontos de banho que receberão as novas placas:
Duas pontes na Estrada Fazenda, lateral da Estrada da Ilha
“Ponte Amarela”, na rua 15 de Outubro, no Rio Bonito
Ponte do Rio da Prata, em Pirabeiraba
Ponte João Fleith, , em Pirabeiraba
Ponte Baixa do Quiriri, em Pirabeiraba
Ponte Alta do Quiriri, em Pirabeiraba
Recanto Vô Nereu, em Pirabeiraba
Ponte do Roi, na Estrada Saí
Ponte Alta, na Estrada Caminho Curto, no Rio Bonito
Recanto Davet, na Estrada do Pico
Ponte Durival Lopes Pereira, mais conhecida como “Ponte Coberta do Charles”, na Estrada Quiriri
Continua depois da publicidade
Ponte de concreto do Rio Piraí – Estrada do Sul
Ponte de madeira coberta do Rio Piraí – Estrada Blumenau
Ponte de concreto do Rio Piraí após salão do Jacob – Estrada Comprida
Ponde de madeira do Rio Piraí do salão do Jacob – Estrada Comprida
Estrada do Salto1, que leva para a cachoeira do Piraí, próximo à Usina da Celesc – vários pontos de banho
Ponte de madeira do Rio Piraí – Estrada Piraí, após a Volgesanger.