nsc
an

Verão

Rios de Joinville são alternativa para se refrescar sem enfrentar congestionamentos

Nas áreas rurais, principalmente, não faltam opções de águas cristalinas e pontos seguros para banho

29/12/2018 - 15h44 - Atualizada em: 29/12/2018 - 16h20

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Florêncio
No Rio Piraí não faltam pontos seguros para banho
No Rio Piraí não faltam pontos seguros para banho
(Foto: )

A combinação do calor, sol e feriadão de Ano Novo incentiva a banhos refrescantes em muitos joinvilenses. Aos banhistas que buscam fugir das altas temperaturas sem precisar encarar o trânsito das rodovias em direção às praias da região, a principal opção é aproveitar os rios de Joinville. Nas áreas rurais, principalmente, não faltam opções de águas cristalinas e pontos seguros para banho.

— Primeira vez que viemos para se refrescar aqui. A água é limpinha, tem locais mais rasos muito bons para aproveitar com criança. Mas, claro, tem que ficar sempre alerta — conta Jessé Batista, 26 anos, que se banhava no rio Piraí na companhia da mulher, Lucineia, 26 anos e do filho, Victor, cinco.

O casal mudou-se há poucos meses para Joinville e acredita ter um local seguro e aconchegante para se banhar sem enfrentar a rodovia é um dos pontos positivos do casal. Com a temperatura acima dos 30°C neste fim de semana, os rios da região foram alternativas para muitos banhistas.

Banho sem preocupação

No Rio Piraí, na Zona Oeste, um dos principais mananciais procurados, há diversos locais acessíveis para se refrescar. Há opções de lugares com águas calmas para aproveitar com a família e, aos banhistas mais experientes, pontos de águas profundas e agitadas. Assim como Jessé, as amigas, Carolina Kolave, de 28 anos, e Isamara Carvalho, de 24, também estavam no rio pensando na segurança.

Elas saíram da Zona Sul da cidade para curtir o dia sem preocupação. Como Isamara não sabe nadar, Carolina aconselhou a amiga a usar um colete salva-vidas.

— Primeiro de tudo a pessoa tem que pensar na segurança. Se não sabe nadar, não precisa deixar de curtir. É só colocar um colete e entrar na água — comenta.

As amigas Carolina e Isamara (de colete) aproveitaram o rio com segurança
As amigas Carolina e Isamara (de colete) aproveitaram o rio com segurança
(Foto: )

Se para uns, banho de rio é sinônimo de tranquilidade, para outros é momento de diversão e aventura. Genilson Carvalho, de 35 anos, morava na Bahia e se mudou há dois anos para Joinville. Para ele, a melhor parte do banho de rio é saltar de pequenas pedras em locais mais fundos e sem correnteza. Apesar de a água ser mais gelada do que nas praias da terra natal, ele não deixou de mergulhar várias vezes no Rio Piraí.

Além do rio Piraí, outro ponto bastante procurado pelos banhistas são os pontos do rio Cubatão, na Zona Norte, como a ponte na Estrada do Saí, e espaços banhados pelo rio Quiriri.

Veja dicas para manter a segurança durante o banho de rio

Colunistas