O planeta Marte é um dos astros mais estudados e observados pela ciência, e o empenho em entender e decifrar os mistérios do nosso vizinho no Sistema Solar se intensificaram nos últimos anos, especialmente a partir de 2021, com a chega dos Rovers da NASA. Os robôs da agência espacial americana tem sido fundamentais para o entendimento de diversos fatores do Planeta Vermelho.
Continua depois da publicidade
Chamados de Perseverance e Curiosity, os robôs tem registrado imagens incríveis da superfície de Marte, e ajudado a esclarecer muitas das dúvidas sobre o Planeta Vermelho. Os rovers ajudaram a entender, por exemplo, o complexo sistema hídrico do local, além de outros fatores que podem, inclusive, representar que o planeta abrigou vida há alguns bilhões de anos.
Com câmeras acopladas, os rovers também fornecem imagens espetaculares da superfície de Marte. Mais do que paisagens, as fotografias também são reveladoras, mostrando eventos geológicos, climáticos, relevos e outros detalhes curiosos do nosso vizinho.
A selfie dos 1500 sóis
No dia 10 de maio de 2025, o Rover Perseverance fez, como de costume, uma selfie na superfície do Planeta Vermelho. Mas não foi apenas um registro fotográfico: representou a marca de 1500 sóis (dias marcianos) que o robô completou em Marte. Um marco histórico para a astronomia.
Um “sol” é um dia marciano – ou seja, a volta completa do planeta no próprio eixo. Em Marte, o dia tem 24 horas e 39 minutos, ligeiramente mais longo do que o da Terra.
Continua depois da publicidade

Além do marco histórico
Mas não foi apenas um registro histórico pela marca de 1500 sóis. Foi também uma espécie de flagrante de um fenômeno atmosférico chamado de Dust in Devil (Diabo da Poeira, na tradução livre do inglês). Trata-se de um redemoinho de poeira que se forma a partir do aquecimento da superfície do planeta causado pelo calor do Sol e que, com os ventos marcianos menos densos, formam esse evento.
O fenômeno captado pelas lentes do Perseverance forneceu dados visuais e contextuais que ajudam os cientistas a estudar a dinâmica atmosférica e os padrões de vento do planeta com maior precisão do que imagens orbitais anteriores.

Confira imagens recentes da superfície de Marte
Os rovers fazem diversos registros da superfície de Marte durante os dias. As imagens são processadas e disponibilizadas para o público semanalmente. A seguir, algumas fotos recentes.
O que as imagens revelam sobre Marte
O Planeta Vermelho, embora seja um ambiente seco e desértico no imaginário de muitas pessoas, é um corpo celeste complexo e com muitos detalhes. E as imagens reveladas pelos robôs da NASA revelaram que o nosso vizinho é muito mais vivo que se imaginava.
Continua depois da publicidade
As fotos do horizonte com o céu limpo, nuvens coloridas, crateras e montanhas mostram que Marte pode ter sido muito semelhante à Terra em um passado não muito distante, se considerarmos o tempo astronômico.
E pode ter sido um planeta com vida. Descobertas de rochas com moléculas orgânicas e minerais como vivianita (formados por atividade microbiana na Terra) sugerem que micróbios antigos podem ter habitado antigos lagos marcianos, como o da Cratera Jezero.




