A Polícia Federal prendeu nessa quinta-feira (18) em Florianópolis um estrangeiro que estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol. O homem era considerado foragido pela Justiça da Rússia, onde respondia por suposta prática do crime de estelionato.

Continua depois da publicidade

Segundo a PF, o investigado foi localizado no apartamento em que vivia na capital catarinense. A prisão foi realizada após o cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em atendimento ao pedido de cooperação internacional.

Após a ação, o estrangeiro foi encaminhado ao sistema prisional catarinense. Ele permanece detido à disposição da Justiça brasileira até que seja concluído o processo de extradição. A decisão final sobre o pedido cabe ao STF, que avalia a legalidade e as condições do processo antes de autorizar a entrega do foragido ao país de origem.

A Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal, utiliza a chamada Difusão Vermelha para sinalizar a autoridades de diferentes países a necessidade de localizar e prender pessoas que respondem a processos criminais nos países de origem.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Continua depois da publicidade

Leia também

Foragido da Interpol e suspeito de estupro é encontrado em Florianópolis