A Meta, empresa dona das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que vai treinar novos sistemas de Inteligência Artificial para personalizar os anúncios comerciais nas plataformas digitais, especialmente no Instagram. As mudanças estão previstas na nova política de privacidade da big tech, que passa a valer a partir do dia 16 de dezembro de 2025.
Continua depois da publicidade
A Meta já possui uma Inteligência Artificial – a Meta Intelligence. Os usuários já podem conversar e interagir com essa IA. E é justamente essa interação que será usada para coletar dados e informações de interesse, que servirão de base para direcionar os anúncios de forma personalizada.
Além da sugestão de anúncios, a Inteligência Artificial da Meta também vai sugerir posts e stories que, de acordo com os dados coletados, possuem conteúdos que são de interesse do usuário. A Meta também informou que vai usar as informações públicas dos usuários do Threads para treinar a IA.
Idec questionou a Meta
As mudanças anunciadas atualizam as práticas adotadas pela Meta ainda em 2024, quando passou a usar fotos e informações públicas dos usuários para treinar a Meta Intelligence.
Na época, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) questionou a mudança na política de privacidade, alegando que a Meta não agiu com transparência ao não avisar os usuários com antecedência sobre as alterações.
Continua depois da publicidade
A Autoridade Nacional de Segurança de Dados chegou a suspender a medida, mas, cerca de dois meses depois, liberou a atualização após a empresa aumentar a transparência da ação.
Usuários podem negar o uso dos dados
A Meta informou que os usuários que não desejam ter seus dados usados para o treinamento da IA, podem optar pela negativa nesse repasse de informações.
O pedido pode ser feito através da Central de Ajuda do Instagram ou do Facebook, com os dados de login. Após a solicitação, a Meta encaminha um e-mail confirmando que os dados do usuário não serão usados no treinamento da IA.
Os usuários que já se negaram a fazer o repasse dos dados não precisam fazer um novo pedido, de acordo com a Meta.
Continua depois da publicidade
