A pavimentação do trecho de quase 10 quilômetros da SC-370, na Serra do Corvo Branco, entre os municípios de Urubici e Grão-Pará, atingiu 35% de execução. A informação é da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), responsável pela supervisão da obra, considerada estratégica para o turismo, o escoamento da produção agrícola e o fortalecimento econômico.
Continua depois da publicidade
Com investimento de R$ 50 milhões, os trabalhos integram o Programa Estrada Boa, do governo de SC. “Apesar de toda a dificuldade e complexidade desta obra, ela avança dentro do cronograma,” contextualiza o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Na Serra do Corvo Branco, a pavimentação foi dividida em três segmentos, com os trechos 1 e 3 já em fase bastante adiantada, segundo a SIE. Nesses pontos, a terraplanagem está concluída. Já no segmento 2, entre o corte em rocha e o pé da serra, os serviços foram intensificados após o fechamento do tráfego, em março deste ano.
Atualmente, operários e máquinas atuam em diversas frentes ao longo da serra. Entre os serviços em execução estão a limpeza e remoção de material, rompimento de encostas, perfuração de solo para instalação de telas de contenção, projeção de concreto em áreas grampeadas e implantação de barreiras de segurança do tipo New Jersey. O trabalho de desmonte de rochas também segue com o auxílio de detonações programadas.
Veja fotos da obra na Serra do Corvo Branco
Continua depois da publicidade
O engenheiro e coordenador regional, Ricardo Costa, explica que “35% dos trabalhos já foram executados. Estamos sempre no trecho vistoriando e fiscalizando as obras”.
Para garantir mais agilidade à obra, foram instalados um britador e uma usina de concreto no próprio canteiro, o que facilita a produção e o transporte dos materiais.
Segundo a SIE, o avanço da pavimentação atende a uma antiga reivindicação da população e promete transformar o acesso entre a serra e o litoral, beneficiando diretamente o setor turístico, um dos pilares econômicos da região. O cronograma da pavimentação prevê conclusão total até 2026.
Leia também
Curvas desafiadoras e paredões imponentes: Serra de SC é a queridinha dos aventureiros




