nsc
dc

Dia de Finados

Saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue em cemitérios  

Cuidados simples auxiliam no combate ao mosquito transmissor de  doenças

01/11/2019 - 15h27

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
CEMITÉRIO
Mosquito Aedes aegypti é transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus.
(Foto: )

A aproximação do Dia de Finados, quando diferentes recipientes e flores são levados até os jazigos dos cemitérios, traz à tona uma preocupação antiga entre os profissionais da vigilância sanitária: a contaminação de doenças graves transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Isso porque, sem o cuidado correto, os cemitérios podem se tornar verdadeiros criadouros do inseto transmissor, que se desenvolve em qualquer recipiente onde a água se acumula.

De acordo com o gerente de zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), João Fuck, muitas cidades têm os cemitérios como ponto estratégico de monitoramento, justamente, por serem um potencial de procriação dos insetos:

— Imagina se em cada túmulo existir um recipiente onde a água se acumula, como pratinhos de vasos, plantas com embalagens plásticas ou aqueles vasos fixos, que não dão possibilidade de escoamento. Isso, somado as condições climáticas que temos nesta época. É uma oportunidade de reprodução para os mosquitos — esclarece.

E, para evitar o aumento dos transmissores, especialmente nesta época do ano, quando as temperaturas se elevam e as chuvas caem com frequência, cuidados devem ser tomados. As recomendações são da Diretoria de Vigilância Epideomológica de Santa Catarina (Dive-SC).

Cuidados

- Evite usar pratos nos vasos de plantas;

- Quando usar prato nos vasos, coloque areia até a borda;

- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir o escoamento da água;

- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

- As embalagens plásticas das plantas devem ser retiradas;

- Retire a água acumulada em lajes;

- Evite acumular entulho.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas