Os alimentos termogênicos são grandes aliados de quem busca perder peso de maneira saudável, pois aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura interna corporal. Assim, queimam calorias e ajudam a emagrecer.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
Segundo Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição funcional, qualquer alimento é capaz de ativar o gasto calórico no processo de digestão. Porém, não tanto quanto os alimentos que têm ação termogênica, pois estes aumentam a temperatura do corpo, que precisará “trabalhar” para voltar à temperatura normal.
Como consumir os alimentos termogênicos
Cafeína, guaraná em pó e chá-verde são exemplos de termogênicos (e os mais eficientes) que conseguem aumentar o metabolismo em um percentual entre 10 e 15%. “Mas para que façam efeito no organismo é importante combiná-los com uma alimentação balanceada e exercícios. Caso contrário, os termogênicos não farão nenhuma diferença”, explica Roseli Rossi.
“É bom consumi-los pela manhã ou até às 16h00, pois esses alimentos atuam no sistema nervoso central e colocam a pessoa no estado de alerta”, esclarece a profissional. Justamente por isso, Roseli Rossi lembra que hipertensos e pessoas que têm problemas para dormir devem evitar consumir alimentos termogênicos.
Continua depois da publicidade
Como utilizá-los corretamente
Se você pretende começar a consumir alimentos termogênicos para aumentar o metabolismo, procure um nutricionista. “Somente um profissional saberá acrescentar esses alimentos em uma dieta balanceada”, argumenta Roseli Rossi. Além disso, deve-se usar diariamente uma quantidade considerada segura pelos nutricionistas.
Inclusive, para conseguir o efeito dos termogênicos, a quantidade nem precisa ser grande. “O gengibre, por exemplo, pode ser usado na salada, no chá ou no tempero de aves e peixes, e a pimenta pode ser acrescentada na alimentação”, explica a nutricionista.
Importância dos exercícios físicos e alimentação saudável
Marta Rochelle, nutricionista especializada em nutrição esportiva, explica que alimentos naturalmente termogênicos são uma opção para quem deseja aumentar o metabolismo e queimar calorias, porém, a ação deles é pequena. “Quem deseja emagrecer mesmo precisa fazer exercícios e ter uma alimentação saudável. Não existe mágica”, aconselha.
Cuidado com o uso de suplementos termogênicos
A nutricionista Marta Rochelle também alerta sobre o uso de suplementos termogênicos disponíveis no mercado fitness. “O nível de cafeína nesses suplementos é tão grande que aumenta muito os batimentos cardíacos, podendo causar taquicardia, ansiedade, aumento da pressão arterial e até ataques de pânico. Fuja desses suplementos!”, avisa. Por isso, o consumo de suplementos alimentares deve sempre ser recomendado por nutricionistas.
Continua depois da publicidade
Leia também
6 alimentos funcionais para inserir na rotina
Saiba como tornar a sua marmita mais gostosa e saudável
11 alimentos que contribuem para o funcionamento dos rins