Para além do bem-estar que proporciona, a água termal vem sendo amplamente utilizada na fabricação de diversos cosméticos que estão disponíveis para quem quer cuidar da pele do rosto e do corpo. Por conta de suas características únicas de fabricação, a água termal traz ainda mais benefícios para quem a utiliza na hora do skin care do que a água comum. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Porém, muita gente ainda não sabe muito bem o que é essa água termal utilizada na rotina de limpeza corporal ou, ainda, como ela é feita e quais são os seus benefícios.

Pensando nisso, trouxemos nesta matéria um guia sobre o assunto para que você possa decidir se vale a pena ou não inserir aos poucos a água termal no seu dia a dia.

Continua depois da publicidade

O que é a água termal?

Antes de tudo precisamos definir o que é considerado como água termal. De acordo com o site Healthline, a água termal é uma água que sai de nascentes naturais e, de forma geral, é morna em seu estado natural. Contudo, o site aponta que parte de seus benefícios não vêm da temperatura, mas sim da composição em si das águas.

Como é feito o cosmético que utiliza água termal?

Mas afinal, como o coméstico que utiliza água termal em sua composição é feito? De acordo com o site da fabricante internacional Uriage, a água termal se origina naturalmente das profundezas do solo. Por conta disso, ela é naturalmente aquecida, graças às propriedades da crosta da Terra. Para ser mais precisa, essa água pássa pelo chamado “manto terrestre”.

Dessa forma, conforme a fabricante explica, a água passa através das rochas e do solo, e o líquido vai assim adquirindo propriedades minerais como Cálcio, Potássio e Zinco, ganhando, então, as características ideais para quem quer a utilizar para cuidar da pele. E, pelo mundo, vários locais são notáveis por serem fontes de águas termais, como a China, o Japão, a Nova Zelândia e a Islândia. 

Continua depois da publicidade

Quais os benefícios?

Saiba mais sobre os benefícios da água termal

Teoricamente, é difícil definir quais são todos os benefícios da água termal. Isto porque cada composto mineral tem características específicas.

Contudo, conforme o médico francês Alain Garcia explica, alguns dos benefícios de utilizar a água termal como produto são:

Continua depois da publicidade

  • Contém propriedades antialérgicas;
  • Previne a espasticidade;
  • Contém propriedades que diminuem dores, irritações e coceiras na pele.

O Healthline, por sua vez, lista os seguintes benefícios:

  • Capaz de reverter danos dos raios UV;
  • Capaz de reduzir a inflamação;
  • Balanceia os microbiomas da pele;
  • Contém propriedades de hidratação.

Como colocar na rotina?

Existem algumas maneiras de utilizar as águas termais ao longo dos dias na sua rotina. Segundo o site da La Roche Posay, essas são algumas possibilidades:

Continua depois da publicidade

  • Após a barba e depilação: além de aliviar a vermelhidão e o desconforto, fecha os poros abertos;
  • Antes e depois da maquiagem: ajuda a preparar e limpar a pele;
  • Depois da praia: alivia as sensações e irritações de queimadura, como já citado. 

Leia mais

Os 7 alimentos “sem calorias” que você pode comer à vontade

Destaques do NSC Total