Muitos homens têm o hábito de colocar o notebook no colo enquanto trabalham, estudam ou navegam na internet, relaxando em casa. Esse gesto confortável pode esconder um perigo silencioso para a fertilidade masculina.

Continua depois da publicidade

Um estudo científico conduzido em 2011 gerou um alerta significativo. A pesquisa associou de forma preocupante o uso frequente e incorreto de notebooks no colo a sinais de infertilidade em homens.

A descoberta joga luz sobre um comportamento comum na era digital. Portanto, é fundamental entender os riscos envolvidos para proteger a saúde reprodutiva pensando no futuro e na construção de uma família.

Urologista destaca sintomas de câncer de bexiga que quase todo homem ignora

Continua depois da publicidade

Detalhes da investigação científica

A investigação, cujos resultados foram publicados na Fertility e Sterility, envolveu a análise de amostras de sêmen de 29 participantes, todos homens saudáveis no momento da coleta inicial.

Para o teste, parte do material foi colocada sob um notebook que estava ligado e utilizando conexão wi-fi. Enquanto isso, a outra parte das amostras foi mantida como grupo de controle, longe de computadores.

Quatro horas depois do início do experimento, as amostras foram examinadas em laboratório. As que ficaram perto do notebook apresentaram uma redução notável na capacidade de se mover.

Continua depois da publicidade

Essa menor mobilidade dos espermatozoides é um dos fatores associados a dificuldades para engravidar. Ou seja, a exposição ao notebook pareceu impactar negativamente a função dessas células.

Dano no DNA espermático

Além da questão da motilidade, a pesquisa identificou outro problema grave. Aproximadamente 9% dos espermatozoides expostos mostraram lesões no seu material genético, o DNA.

Ter espermatozoides com DNA danificado aumenta consideravelmente o risco de infertilidade. O estudo indicou que a chance de ter problemas de fertilidade triplica nestes casos.

Continua depois da publicidade

O estudo confirma o impacto negativo do uso do notebook no colo na qualidade do esperma. Contudo, a pesquisa não estabeleceu uma relação conclusiva se o wi-fi é um fator determinante neste efeito.

Cuidados essenciais

Para evitar potenciais riscos, a recomendação é clara: evite a todo custo colocar o notebook diretamente sobre as pernas ou no colo, principalmente por longos períodos de tempo.

Utilizar suportes adequados ou apoiar o aparelho em uma mesa ajuda a dissipar o calor e manter uma distância segura. Adotar essa prática simples pode ser crucial para a saúde reprodutiva masculina.

Continua depois da publicidade

Leia também

Qual bebida alcoólica faz menos mal à saúde?

Você é realmente inteligente? Ciência revela 4 sinais de baixo desempenho mental