A busca por um sono melhor e recuperação física mais eficiente pode encontrar resposta em uma fruta simples. Comer kiwi antes de dormir melhorou indicadores importantes em atletas de elite.

Continua depois da publicidade

Um estudo da Northumbria University testou o efeito da fruta em esportistas profissionais e comprovou melhorias em tempo de sono, estresse e fadiga com um hábito fácil de adotar.

Batizado de “O impacto do consumo de kiwi no sono e na recuperação de atletas de elite”, o estudo identificou mudanças significativas após quatro semanas de consumo diário da fruta.

Kiwi é uma fruta que ajuda a dormir mais e melhor

A pesquisa mostrou que o tempo total de sono dos atletas aumentou quase uma hora, fazendo com que eles tivessem as horas necessárias de sono por noite, e houve queda nas interrupções durante a noite. Também foi observada maior facilidade para adormecer.

Continua depois da publicidade

O kiwi se destacou por conter substâncias naturais ligadas ao sono, como a melatonina e a serotonina. Esses compostos atuam diretamente no ciclo do sono e no relaxamento do corpo.

Com isso, houve um aumento expressivo na eficiência do sono, ultrapassando 93%. A maior parte dos atletas passou a ter uma qualidade de sono considerada boa após o fim do experimento.

Menos estresse e mais disposição

Além de dormir melhor, os participantes relataram menos cansaço ao acordar, menos estresse emocional e físico, e redução de queixas ligadas à recuperação muscular e pausas mal aproveitadas.

Continua depois da publicidade

“Os resultados sugerem uma mudança pequena, mas potencialmente significativa, no equilíbrio entre estresse e recuperação dos atletas”, afirmam os autores. Isso pode refletir no rendimento.

A melhora foi observada sem uso de medicamentos. O estudo reforça que uma simples mudança alimentar pode ser eficaz na promoção de saúde e performance de maneira natural.

Fruta tem adesão alta e aplicação simples

A rotina de consumir dois kiwis antes de dormir foi bem aceita pelos atletas, com adesão de 90%. A simplicidade do protocolo torna fácil replicar em outras populações e contextos.

Continua depois da publicidade

O trabalho foi conduzido pela Northumbria University, em colaboração com centros voltados à performance esportiva. É o primeiro estudo a investigar o kiwi nesse contexto específico.

A fruta se mostra promissora como parte de estratégias para otimizar sono e recuperação, sendo uma opção acessível, segura e prática tanto para atletas quanto para o público em geral.

E já que o assunto é fruta, essa reduz o acúmulo de colesterol e faz bem para pele e conheça a planta frutífera ideal para cultivar em casa.

Continua depois da publicidade