nsc
    dc

    Tecnologia

    Saiba o risco de contaminação por coronavírus nos bairros de Santa Catarina  

    Plataforma interativa desenvolvida por brasileiro utiliza dados da Fiocruz e Ministério da Saúde  

    27/05/2020 - 11h45 - Atualizada em: 27/05/2020 - 11h57

    Compartilhe

    Por Carolina Marasco
    Mapa mostra risco de contaminação por covid-19 em SC
    Mapa mostra risco de contaminação por covid-19 em SC
    (Foto: )

    Imagine poder sair de casa sabendo quais locais possuem maior ou menor contaminação pelo novo coronavírus. Com a informação, seria possível escolher regiões mais seguras ou então, pedir um delivery e não sair. Através do Juntos contra o covid, mapa interativo e disponível aqui online, essas atitudes podem se tornar realidade para os catarinenses. Desenvolvido por um brasileiro, o site mostra o risco de contaminação em cada bairro das cidades de Santa Catarina e ainda é possível consultar os dados de todo o país.

    Para verificar a situação de casos confirmados em SC, o Painel do Coronavírus do NSC Total mostra o avanço da doença em todo o Estado. É possível acompanhar a localização dos casos confirmados, onde buscar atendimento caso sinta alguns dos sintomas e ainda conferir os detalhes da cobertura da NSC Comunicação nas cidades afetadas. Clique aqui para acessar o Painel do Coronavírus do NSC Total.

    No site do Juntos contra o covid, dados como o contato com pessoas infectadas e sobre viagens foram algumas das características usadas para traçar os perfis de risco de cada região. Assim, as informações utilizadas podem revelar a probabilidade de contaminação através dos hábitos de cada habitante. Para manter o site sempre atualizado, há uma seção em que qualquer catarinense pode oferecer informações de forma anônima.

    > Em site especial, saiba mais sobre o novo coronavírus

    O projeto chamado de foi criado pelo estudante paranaense de medicina, Faissal Nemer Hajar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A plataforma gratuita pode ser utilizada para filtrar os dados de todos os estados brasileiros com o objetivo de conscientizar a população sobre o isolamento social.

    > Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir

    A ideia do mapa também é oferecer informação para as pessoas que estão em áreas consideradas de alto risco, para evitar possíveis novos casos de contaminação. No site, os riscos são classificados pelas cores azul, para baixo risco; amarelo, para risco considerado médio; e vermelho, para os locais com alto risco de contágio.

    > Painel do coronavírus: mapas e gráficos mostram avanço da covid-19 em SC

    De acordo com o projeto, os dados foram obtidos de forma colaborativa através de formulários preenchidos pela população. A atualização é feita a cada cinco minutos, conforme os dados são enviados por quem acessa o site. Esta estratégia foi validada pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas