Tem quem acredite que a cerveja combine mais com o verão, com aqueles dias quentes e ensolarados ao som de uma música animada. Mas com a chegada do frio, essa bebida muitas vezes cede o lugar para o vinho que até pode ser servido em temperaturas mais amenas. Mesmo assim, quem ainda prefere a cerveja pode aprender um segredo para aproveitá-la durante o inverno.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Entenda a relação entre a cerveja e a estação mais fria

Continua depois da publicidade

Quais cervejas são mais procuradas no inverno

Além do fator sazonalidade, que é forte no Brasil, a questão cultural também interfere no consumo, principalmente com cervejas especiais e frutas que acompanham a estação.  

“Nas estações mais geladas, os consumidores buscam por cervejas mais encorpadas, que possuem um teor alcoólico maior e proporcionam a sensação de esquentar um pouco mais”, explica Nelson Araújo, sócio-diretor da cervejaria MILLEBIER.

As cervejarias também apostam na produção artesanal “sob medida” para cada temperatura. No verão, a Session IPA, com aroma frutado de lúpulo, e a tradicionalíssima Pilsen, são os carros-chefe da MILLEBIER, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Cervejas que mais combinam com o inverno

IPA (Indian Pale Ale)

Caracterizada por ser mais amarga e encorpada, além de possuir uma coloração mais alaranjada. Harmoniza bem com degustações de carnes, comida mexicana, comidas com temperos fortes no geral, assim como lanches. 

Belgian Blond Ale

Cerveja densa e consistente, notas frutadas e maltadas. Possui um teor alcoólico padrão. Harmoniza bem com queijos, codorna e frutos do mar. 

Grape Ale/Coquetel Composto

Uma mistura de cerveja pilsen com vinho, aroma frutado e sabor único. Harmonizar com risotos, massas com molho vermelho, chocolates e sobremesas; 

Continua depois da publicidade

Weiss

A própria cerveja de trigo. Frutada e encorpada, possui notas de banana e cravo. Harmoniza bem com frutos do mar, massas, queijos e carnes curadas. 

Leia mais

Mensagens de gratidão: 50 lindos cartões para compartilhar pelo WhatsApp

O que acontece no corpo quando ficamos 14 dias sem açúcar

As invenções incríveis criadas por brasileiros que você não sabia

Destaques do NSC Total