nsc
    an

    Covid-19

    Saiba quais são os critérios para fazer o teste para coronavírus em Joinville

    Prefeitura de Joinville emitiu nota técnica com as orientações

    16/07/2020 - 08h21

    Compartilhe

    Cláudia
    Por Cláudia Morriesen
    foto mostra profissional da saúde fazendo teste em mulher
    Centro de Triagem na Tupy é uma das referências em Joinville
    (Foto: )

    A Secretaria da Saúde de Joinville elaborou uma nota técnica para definir os critérios para realização de testes de coronavírus na rede pública da cidade. Segundo a Prefeitura de Joinville, as normativas seguem diretrizes de órgãos federais e do Estado. O documento é aplicado aos profissionais de saúde das redes pública e também da rede particular do município.

    > Joinville registrou 65 mortes em quatro meses de pandemia do novo coronavírus

    Saiba quais são os critérios para o teste de Covid-19:

    De acordo com a nota técnica, o exame para diagnóstico da Covid-19 é indicado para indivíduos com quadro de síndrome gripal e que pertençam ao grupo de risco. 

    Quadro de síndrome gripal:

    - Pessoas que tenham febre ou sensação de febre, acompanhada de: tosse e/ou dificuldade para respirar e/ou dor de garganta e/ou coriza e/ou perda ou redução do olfato.

    Grupos de risco:

    - Profissionais de saúde envolvidos no atendimento direto aos pacientes; - Profissionais de força de segurança e salvamento; - Pessoas com síndrome gripal que more com profissional de saúde (profissional assintomático ou não testado para Covid-19); - Idoso residente em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS); - Gestante de alto risco ou parturiente; - Pessoa internada em unidade hospitalar que apresente síndrome gripal na admissão e /ou durante período de internação; - Pessoa assintomática internada em unidade hospitalar que tenha sido transferida de outra instituição e que não tenha sido testada na unidade de origem; - Novos ingressos em unidades prisionais; - Casos de síndrome gripal com classificação clínica moderada;

    Outros casos:

    - Pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal moderada também serão avaliadas pelo médico e poderão ser encaminhadas para o exame de diagnóstico da Covid-19, caso preencham os critérios técnicos estabelecidos.

    - Pessoas sintomáticas que convivem com pacientes contaminados, receberão contato das Unidades Básicas de Saúde e também deverão ser avaliadas pela equipe médica.

    > Hospital São José, em Joinville, terá novos leitos de UTI para Covid-19

    Tipos de teste para Covid-19 em Joinville

    Em relação ao tipo de teste aplicado, se o paciente estiver com os sintomas há até sete dias, poderá fazer um exame do tipo PCR (análise de material coletado da mucosa nasal). Se os sintomas já estiverem presentes há mais de sete dias, poderá ser agendado o teste sorológico (feito por amostra de sangue) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

    > Com maior procura durante pandemia, Joinville quer comprar 10,6 mil cestas básicas

    Isolamento domiciliar

    Como orientação principal, a Secretaria da Saúde de Joinville reforça que, mais do que buscar a realização de testes, a população deve estar consciente sobre a importância de seguir as medidas preventivas de contaminação pelo novo coronavírus, bem como respeitar o isolamento domiciliar em caso do surgimento dos sintomas.

    — Precisamos frisar o isolamento. A cidade voltou a ter opções de serviços, mas para atenderem aos fluxos que fazem com que a economia do município gire, ou seja, transporte público de casa para o trabalho, mercados abertos para as compras diárias, bares e restaurantes abertos para as refeições de quem está em trânsito trabalhando — reforça o diretor da Atenção Primária da Saúde da SES, Mário Brückeimer.

    ​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas