Joinville registrou 65 mortes de moradores que foram infectados pelo novo coronavírus, informou o Governo do Estado nesta quarta-feira (15). São três mortes a mais do que o informado no boletim de terça-feira: uma mulher de 69 anos e dois homens, um de 69 anos e outro de 62 — este último não tinha nenhuma doença preexistente antes de contrair o vírus. 

Continua depois da publicidade

> Entidades reforçam apelo por lockdown em Joinville; prefeito volta a descartar medida

O número de casos confirmados totais também subiu para 3.985. Segundo a Prefeitura de Joinville, há 1.465 pessoas infectadas que estão em isolamento domiciliar e 131 pessoas internadas já com a confirmação de Covid-19 nos hospitais da cidade — os números da prefeitura são maiores que os registrados pelo Governo do Estado por causa do horário em que os dados são fechados no sistema estadual todos os dias.

Cloroquina passa a ser receitada pelos médicos da rede pública de Joinville

Nas UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19 há ainda oito pessoas internadas mas ainda aguardando diagnóstico, da mesma forma que nas enfermarias, onde há 46 pessoas que esperam o resultado do teste mas estão com sintomas típicos da doença.  

Continua depois da publicidade

Mais leitos, mas ocupação continua alta

A Prefeitura de Joinville informou que o número de leitos de UTI foram ampliados e, agora, há 100 vagas no total na cidade. São 60 na rede pública, com 40 no Hospital São José, administrado pela prefeitura, e 20 no Hospital Regional Hans Dieter Schmitd, administrado pelo Governo do Estado. 

Na rede privada são 40 leitos: cinco no Hospital Geral, 19 no Dona Helena e 16 na Unimed. Nesta quarta-feira, o índice de ocupação nas UTIs era de 77% e nas enfermarias, 66%, considerando as redes pública e particular. 

A Prefeitura de Joinville ainda está transferindo pacientes em quadro grave de Covid-19 para hospitais de outras cidades quando todos os leitos públicos de UTI exclusiva em Joinville estão ocupados — situação que está ocorrendo desde 8 de julho. O prefeito Udo Döhler adiantou para o colunista Jefferson Saavedra, do jornal A Notícia, que a Prefeitura de Joinville poderá requisitar leitos da rede particular em caráter de urgência se for necessário, mediante pagamento. 

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Continua depois da publicidade

Há também um edital aberto para contratar vagas em hospitais particulares para ampliar o atendimento do SUS por meio de credenciamento. Nesse modelo, a secretaria quer contar com pelo menos 30 novos leitos exclusivos para Covid-19 na rede privada. A busca está sendo feita também em cidades vizinhas, como Jaraguá do Sul.