Joinville registrou 65 mortes de moradores que foram infectados pelo novo coronavírus, informou o Governo do Estado nesta quarta-feira (15). São três mortes a mais do que o informado no boletim de terça-feira: uma mulher de 69 anos e dois homens, um de 69 anos e outro de 62 — este último não tinha nenhuma doença preexistente antes de contrair o vírus.
Continua depois da publicidade
> Entidades reforçam apelo por lockdown em Joinville; prefeito volta a descartar medida
O número de casos confirmados totais também subiu para 3.985. Segundo a Prefeitura de Joinville, há 1.465 pessoas infectadas que estão em isolamento domiciliar e 131 pessoas internadas já com a confirmação de Covid-19 nos hospitais da cidade — os números da prefeitura são maiores que os registrados pelo Governo do Estado por causa do horário em que os dados são fechados no sistema estadual todos os dias.
Cloroquina passa a ser receitada pelos médicos da rede pública de Joinville
Nas UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19 há ainda oito pessoas internadas mas ainda aguardando diagnóstico, da mesma forma que nas enfermarias, onde há 46 pessoas que esperam o resultado do teste mas estão com sintomas típicos da doença.
Continua depois da publicidade
Mais leitos, mas ocupação continua alta
A Prefeitura de Joinville informou que o número de leitos de UTI foram ampliados e, agora, há 100 vagas no total na cidade. São 60 na rede pública, com 40 no Hospital São José, administrado pela prefeitura, e 20 no Hospital Regional Hans Dieter Schmitd, administrado pelo Governo do Estado.
Na rede privada são 40 leitos: cinco no Hospital Geral, 19 no Dona Helena e 16 na Unimed. Nesta quarta-feira, o índice de ocupação nas UTIs era de 77% e nas enfermarias, 66%, considerando as redes pública e particular.
A Prefeitura de Joinville ainda está transferindo pacientes em quadro grave de Covid-19 para hospitais de outras cidades quando todos os leitos públicos de UTI exclusiva em Joinville estão ocupados — situação que está ocorrendo desde 8 de julho. O prefeito Udo Döhler adiantou para o colunista Jefferson Saavedra, do jornal A Notícia, que a Prefeitura de Joinville poderá requisitar leitos da rede particular em caráter de urgência se for necessário, mediante pagamento.
Continua depois da publicidade
Há também um edital aberto para contratar vagas em hospitais particulares para ampliar o atendimento do SUS por meio de credenciamento. Nesse modelo, a secretaria quer contar com pelo menos 30 novos leitos exclusivos para Covid-19 na rede privada. A busca está sendo feita também em cidades vizinhas, como Jaraguá do Sul.