O pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) já está disponível em todo o território brasileiro. O valor do tributo, porém, varia de acordo com o estado – o cálculo do IPVA é feito com base na alíquota estadual e na tabela FIPE. Além desses fatores, algumas unidades federativas oferecem condições especiais e descontos para o pagamento à vista.
Continua depois da publicidade
Os descontos para o caso de quitação dos impostos em cota única acontecem praticamente todos os estados. Alguns também oferecem descontos graduais conforme a data de vencimento das guias, em caso de parcelamento.
O que também pode fazer com que o valor do IPVA diminua é o incentivo ao uso dos carros elétricos ou híbridos. Veículos dessa categoria possuem descontos e até mesmo isenções em estados como São Paulo, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba, além do Distrito Federal.
Quem precisa pagar IPVA?
Todos os veículos com menos de 20 anos de fabricação são obrigados a pagar o IPVA – salvo os casos de excepcionais de isenção, como os carros elétricos e híbridos em alguns estados.
Os carros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD) também possuem descontos e isenções, mas as regras variam conforme as leis estaduais específicas.
Continua depois da publicidade
O calendário de vencimentos e pagamentos, bem como os valores (que se baseiam nas alíquotas), também variam. Até agora, 26 estados e o Distrito Federal já divulgaram os calendários e os valores do imposto.
O desconto de cada estado para o pagamento à vista do IPVA
Região Sul
- Rio Grande do Sul (RS)– 3% para o pagamento em janeiro e 2% para quitação à vista até março
O RS tem o programa Bom Cidadão e Bom Motorista, que aumentam os descontos, que podem chegar a até 22%.
- Santa Catarina (SC) – Não há desconto para pagamento à vista, mas o motorista pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou em até três vezes, sem juros, no boleto.
- Paraná (PR) – Desconto de 6% para o pagamento à vista no mês de janeiro.
Região Sudeste
- São Paulo (SP) – Desconto de 3% para o pagamento no mês de janeiro – a data de vencimento é de acordo com o final da placa.
Continua depois da publicidade
- Rio de Janeiro (RJ) – Desconto de 3% para o pagamento à vista no mês de janeiro.
- Minas Gerais (MG) – Descontos de 3% em cota única para pagamentos entre os dias 9 e 13 de fevereiro, de acordo com o final da placa do veículo.
- Espírito Santo (ES) – Pagamento em cota única com 15% de desconto a partir de abril. Possibilidade de parcelamento em até seis vezes.
Região Centro-Oeste
- Goiás (GO) – Desconto de 8% para pagamento em cota única até o dia 15 de janeiro. Possibilidade de parcelamento em até 10 parcelas, de acordo com a placa.
- Distrito Federal (DF) – Descontos de até 10% para pagamentos até a data do vencimento, que varia de acordo com a placa do veículo.
Continua depois da publicidade
- Mato Grosso (MT) – Descontos progressivos de 3% a 5% e possibilidade de parcelamento em até oito vezes.
- Mato Grosso do Sul (MS) – Possibilidade de parcelamento em até cinco vezes sem juros, desde que as parcelas tenham o valor mínimo de R$30.
Região Nordeste
- Bahia (BA) – Desconto de até 15% para pagamentos efetuados até o dia 10 de fevereiro.
- Alagoas (AL) – Desconto de 5% à vista para os pagamentos feitos até o dia 30 de janeiro e possibilidade de parcelamento em até seis vezes.
- Ceará (CE) – Desconto de 5% à vista para os pagamentos feitos até o dia 30 de janeiro. Parcelamento em até cinco vezes, com vencimentos consecutivos nos dias 13, entre fevereiro e junho.
Continua depois da publicidade
- Maranhão (MA) – Cota única com 10% de desconto para pagamento até o dia 27 de fevereiro.
- Paraíba (PB) – 10% de desconto no pagamento à vista. A data de pagamento varia de acordo com o final da placa do veículo.
- Pernambuco (PE) – Desconto de 10% em cota única para pagamentos feitos até o final de fevereiro, e possibilidade de parcelamento em até dez parcelas.
- Piauí (PI) – 15% de desconto para pagamento em cota única em janeiro ou 10% para pagamentos em fevereiro.
- Rio Grande do Norte (RN) – Desconto de 5% para cota única paga até a data do vencimento, que varia de acordo com a placa do veículo.
Continua depois da publicidade
- Sergipe (SE) – 10% de desconto para os motoristas que quitarem até o final de março. Parcelamento em até dez vezes no cartão de crédito, com juros.
Região Norte
- Amazonas (AM) – desconto de 10% para os motoristas que quitarem até a data de vencimento, que varia conforme a placa do carro.
- Pará (PA) – Descontos progressivos que podem chegar a 15% para veículos que não possuírem multas de trânsito nos últimos 12 meses.
- Acre (AC) – 10% de desconto em cota única paga até a data de vencimento, que varia de acordo com o final da placa.
Continua depois da publicidade
- Amapá (AP) – Desconto de 20% para pagamento em cota única até o dia 16 de março. Possibilidade de parcelamento em até seis vezes, entre março e agosto.
- Rondônia (RO) – Descontos de 10% para quitação em janeiro ou de 5% para pagamentos em fevereiro, ambos em cota única.
- Roraima (RR) – Pagamento em cota única com 10% de desconto, desde que efetuados até o dia 27 de fevereiro.
- Tocantins (TO) – 10% de desconto para pagamentos em cota única efetuados até o dia 30 de janeiro. Possibilidade de parcelamento em até seis vezes.
Continua depois da publicidade
