nsc
    hora_de_sc

    Saúde

    Saiba qual é a combinação de sintomas que torna uma pessoa suspeita para o novo coronavírus

    A falta de ar é o sintoma mais grave e o único que deve levar uma pessoa até a emergência médica, informou a Secretaria de Saúde de Florianópolis

    24/03/2020 - 16h39 - Atualizada em: 24/03/2020 - 16h50

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Sintomas do coronavírus
    (Foto: )

    Após atender muitas dúvidas da população, através do programa "Alô Saúde", sobre o conjunto de sintomas que deve ser observado para que uma pessoa se considere suspeita para o novo coronavírus, a prefeitura de Florianópolis divulgou um protocolo da doença.

    > Em site especial, confira todas notícias sobre o novo coronavírus

    Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo, Paraná, pontuou os principais sintomas, falou sobre o tratamento para casos mais simples e de gravidade e orientou os moradores sobre como proceder, assim que suspeitar da contaminação.

    Segundo Paraná, os principais sintomas são tosse e febre acima de 37.8ºC combinados. Se aparecerem ao mesmo tempo, o paciente é considerado suspeito para o Covid-19.

    - Cada um desses sintomas equivale a dois pontos na equação que desenvolvemos. Se chegar a quatro pontos, significa que é suspeito da doença. Portanto, somados esses dois sintomas se chega ao número apontado em protocolo internacional - explicou.

    Mas existem outros sintomas que também devem ser levados em consideração quando não existe febre, por exemplo. Se junto com a tosse existir outros dois sintomas como, coriza, congestão nasal, irritação na garganta, dificuldade para engolir, perda de olfato ou rouquidão, também se considera suspeito.

    - Esses outros sintomas equivalem a um ponto cada. Portanto, se somarmos dois deles e mais a tosse, são quatro. Se chega ao número considerado suspeito - orientou Paraná.

    A falta de ar nem foi pontuada na explicação, porque, segundo o secretário, se um paciente apresentar falta de ar, ele deve buscar uma emergência médica imediatamente.

    Tabela de sintomas

    Somadas as pontuações dos sintomas, é preciso atingir o valor 4 ou passar dele, para considerar suspeita para o novo coronavírus.

    - Falta de ar - procurar imediatamente uma emergência médica.

    - Tosse com ou sem secreção - 2 pontos.

    - Febre acima de 37.8ºC - 2 pontos.

    - Coriza - 1 ponto.

    - Congestão nasal - 1 ponto.

    - Irritação na garganta - 1 ponto.

    - Dificuldade para engolir - 1 ponto.

    - Perda de olfato - 1 ponto.

    - Rouquidão - 1 ponto.

    Tratamento

    Se uma pessoa preencheu os requisitos e se enquadrou na descrição do secretário, passa para a segunda etapa, que é a do tratamento. De acordo com Paraná, sem a falta de ar, o tratamento ocorre em casa, em isolamento. Basta que o paciente seja medicado com antitérmicos para febre ou remédios para dor, como ocorre com outras gripes normais. Mas se apresentar falta de ar, é necessário buscar um hospital com máxima urgência.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas