Após atender muitas dúvidas da população, através do programa "Alô Saúde", sobre o conjunto de sintomas que deve ser observado para que uma pessoa se considere suspeita para o novo coronavírus, a prefeitura de Florianópolis divulgou um protocolo da doença.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, confira todas notícias sobre o novo coronavírus
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo, Paraná, pontuou os principais sintomas, falou sobre o tratamento para casos mais simples e de gravidade e orientou os moradores sobre como proceder, assim que suspeitar da contaminação.
Segundo Paraná, os principais sintomas são tosse e febre acima de 37.8ºC combinados. Se aparecerem ao mesmo tempo, o paciente é considerado suspeito para o Covid-19.
– Cada um desses sintomas equivale a dois pontos na equação que desenvolvemos. Se chegar a quatro pontos, significa que é suspeito da doença. Portanto, somados esses dois sintomas se chega ao número apontado em protocolo internacional – explicou.
Continua depois da publicidade
Mas existem outros sintomas que também devem ser levados em consideração quando não existe febre, por exemplo. Se junto com a tosse existir outros dois sintomas como, coriza, congestão nasal, irritação na garganta, dificuldade para engolir, perda de olfato ou rouquidão, também se considera suspeito.
– Esses outros sintomas equivalem a um ponto cada. Portanto, se somarmos dois deles e mais a tosse, são quatro. Se chega ao número considerado suspeito – orientou Paraná.
A falta de ar nem foi pontuada na explicação, porque, segundo o secretário, se um paciente apresentar falta de ar, ele deve buscar uma emergência médica imediatamente.
Tabela de sintomas
Somadas as pontuações dos sintomas, é preciso atingir o valor 4 ou passar dele, para considerar suspeita para o novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
– Falta de ar – procurar imediatamente uma emergência médica.
– Tosse com ou sem secreção – 2 pontos.
– Febre acima de 37.8ºC – 2 pontos.
– Coriza – 1 ponto.
– Congestão nasal – 1 ponto.
– Irritação na garganta – 1 ponto.
– Dificuldade para engolir – 1 ponto.
– Perda de olfato – 1 ponto.
– Rouquidão – 1 ponto.
Tratamento
Se uma pessoa preencheu os requisitos e se enquadrou na descrição do secretário, passa para a segunda etapa, que é a do tratamento. De acordo com Paraná, sem a falta de ar, o tratamento ocorre em casa, em isolamento. Basta que o paciente seja medicado com antitérmicos para febre ou remédios para dor, como ocorre com outras gripes normais. Mas se apresentar falta de ar, é necessário buscar um hospital com máxima urgência.